Como cristão, considero a glória o esplendor do nosso Deus. Recentemente, durante o nosso estudo bíblico semanal, descobrimos que cada um de nós tinha diferentes perspectivas e entendimentos de glória e, embora não haja uma definição definitiva ou incorrecta, esta depende da nossa interpretação das Escrituras. Esta curiosidade levou-nos a explorar as ocorrências da palavra "glória" na Bíblia, e assim embarcámos na nossaestudar com a pergunta: "Quantas vezes a glória é mencionada na Bíblia?"

A palavra "glória" é mencionada cerca de 600 vezes na Bíblia, embora este número varie consoante a tradução da Bíblia. A maior parte dos versículos que falam de glória destacam o esplendor de Deus, a declaração da Sua majestade através da criação, a Sua santidade, o esplendor revelado através de Jesus e o apelo aos crentes para viverem para a magnificência de Deus.

Neste post, convido-o a juntar-se a mim para aprofundar esta discussão e aprender sobre a glória segundo a Bíblia. Para descobrir também alguns exemplos de glória na Bíblia e o significado da expressão popular "glória a glória", continue a ler.

    O que é a glória segundo a Bíblia?

    Glória segundo a Bíblia, refere-se ao manifestação da grandeza, do esplendor e da majestade de Deus. A palavra hebraica para "glória" é " kavod enquanto a palavra grega usada no Novo Testamento é " doxa A Bíblia também sugere que a glória também se pode referir ao reflexo dos atributos de Deus na Sua criação e à transformação dos crentes à medida que reflectem a Sua imagem.

    O que é que a Bíblia diz sobre a glória?

    O que é que a Bíblia diz sobre a glória? Fonte da imagem: Pixabay

    Em Êxodo 16:7 A Bíblia também retrata a glória do Senhor como uma manifestação visível da Sua presença, onde a glória de Deus aparecia como uma nuvem de dia e uma coluna de fogo de noite, simbolizando a Sua orientação, proteção e presença divina entre o Seu povo.

    Além disso, em Salmo 19:1 A Bíblia sugere que A glória de Deus é evidente na beleza, ordem e grandeza do mundo natural, e a própria criação dá testemunho do poder, da sabedoria e da obra criadora de Deus. A Bíblia também implica que a santidade de Deus representa a Sua absoluta pureza e separação do pecado, e a Sua glória está intimamente ligada à Sua santidade , tal como especulado em Isaías 6:3 A Bíblia também reconhece a glória divina de Jesus, como sugerido em João 1:14 A Bíblia diz que Jesus encarnou a glória divina e revelou a natureza de Deus através dos Seus ensinamentos, milagres e, finalmente, da Sua morte sacrificial e ressurreição.

    Exemplos de glória na Bíblia

    Um exemplo de glória na Bíblia é a glória da presença de Deus, implícita em versículos como Êxodo 40:34 , 1 Reis 8:11 e Apocalipse 21:23 , que descrevem os casos em que a glória da presença de Deus enche um espaço físico, como o Tabernáculo no deserto ou o templo em Jerusalém, significando a manifestação visível da majestade de Deus e da sua presença divina. Outro exemplo de glória na Bíblia é a glória da criação de Deus, como sugerido em passagens como Salmo 8:1 e Romanos 1:20 que destacam como a glória de Deus se revela nas maravilhas da criação, na complexidade, beleza e ordem do mundo natural. A glória de Jesus Cristo é outro grande exemplo, como está implícito em versículos como 2 Coríntios 4:6 A Bíblia sugere que Jesus demonstrou a plenitude da glória de Deus através da Sua vida e que, n'Ele, a glória de Deus se dá a conhecer e traz iluminação e transformação aos crentes Outro exemplo de glória é a glória futura do crente prometida em Romanos 8:18 e 2 Coríntios 3:18, onde a Bíblia se refere ao estado final de transformação e glorificação que os crentes experimentarão na eternidade, onde partilharão da plenitude da glória de Deus. Em Romanos 8:30 a Bíblia s picos da futura glorificação dos crentes, enfatizando que aqueles que são justificados pela fé em Cristo serão, por fim, totalmente transformados e glorificados. Apocalipse 4:11 descreve parte da cena de adoração celestial, onde as criaturas reconhecem o mérito de Deus para receber glória, honra e poder.

    Também, Isaías 43:7 sugere que Deus criou as pessoas para Lhe darem glória, sublinhando que aqueles que são chamados pelo nome de Deus têm o objetivo de refletir a Sua glória nas suas vidas e acções. Salmo 73:24, encoraja-nos a confiar na orientação de Deus ao longo da jornada da vida e na esperança de um futuro glorioso na Sua presença. Finalmente, Mateus 24:30 Este versículo refere-se à segunda vinda de Jesus Cristo, falando de um acontecimento futuro em que Jesus voltará em poder e glória, e será um acontecimento visível e impactante que todas as pessoas testemunharão.

    Em última análise, a glória pertence apenas a Deus, e a Bíblia convida-nos a reconhecer, atribuir e refletir a Sua glória nas nossas vidas.

    Quantos tipos de glória existem na Bíblia?

    Quantos tipos de glória existem na Bíblia? Fonte da imagem: Pixabay

    Embora não seja explicitamente discutido, a Bíblia sugere que existem três tipos de glória, incluindo a glória intrínseca de Deus, como está implícito em Êxodo 33:18-19 , que se refere à glória inerente que pertence somente a Deus, A glória intrínseca de Deus está para além da compreensão humana e serve de base a todos os outros tipos de glória mencionados na Bíblia.

    Outro tipo de glória na Bíblia é a manifestação da glória de Deus, que envolve a exibição visível ou experimental da presença, poder e atributos de Deus e inclui exemplos em que a glória de Deus se manifesta de forma tangível, como a coluna de nuvem e fogo no deserto para revelar e comunicar a grandeza de Deus à humanidade.

    A glória reflexiva é outro tipo de glória que se refere ao reflexo ou representação de A glória de Deus na Sua criação, que engloba a ideia de que a criação, incluindo a humanidade, foi concebida para refletir e espelhar os atributos e o carácter de Deus. Os teólogos subentendem que estes diferentes tipos de glória estão interligados e são complementares, realçando várias dimensões da glória de Deus e o seu significado na experiência humana e na salvação.

    Qual é o significado de "de glória em glória" em 2 Coríntios 3?

    Nesta frase, o apóstolo Paulo contrastes A glória da antiga aliança com a glória da nova aliança em Cristo. Nesta passagem, Paulo compara o ministério da antiga aliança com o ministério da nova aliança em Cristo e explica que a glória da antiga aliança era temporária e velada, enquanto que a glória da nova aliança é extraordinariamente maior, permanente e transformadora. A frase "de glória em glória" transmite o processo contínuo de transformação que os crentes experimentam na nova aliança, e esta transformação é possível através da obra do Espírito Santo, como sugerido em 2 Coríntios 3:17-18 .

    Porque é que Deus não vai dar a Sua glória a outro mencionado em Isaías 42:8?

    Porque é que Deus não dá a sua glória a outro? Fonte da imagem: Pixabay

    A Bíblia é sempre afirma que Deus é o único Deus verdadeiro e soberano, o Criador de todas as coisas e a fonte de toda a glória, pelo que dar a Sua glória a outro seria minar A sua singularidade, autoridade e preeminência. A recusa de Deus em partilhar a Sua glória está enraizada na Sua natureza suprema e na Sua posição como o único Deus verdadeiro. Além disso, ao longo das Escrituras, Deus exprime a Sua ciúme para a Sua glória e adverte contra a adoração de ídolos ou falsos deuses. Este ciúme deriva da Sua legítima reivindicação de glória como Criador e Sustentador do universo, pelo que a idolatria, que envolve a atribuição de glória a coisas criadas, é uma afronta à glória de Deus e uma violação dos Seus mandamentos.