Quando era estudante de teologia, um dos meus temas preferidos eram as parábolas de Jesus. Aprendi que

Cada parábola que Jesus contou tinha um significado mais profundo. A parábola em que ele amaldiçoa os

A figueira infrutífera, tal como está registada no livro de Mateus e Marcos, chamou-me a atenção.

Hoje, como pastor, muitos dos meus alunos que ensinei sobre este assunto

A parábola pergunta frequentemente: "Jesus amaldiçoou a figueira?"

A Bíblia indica, no livro de Mateus 21,18-19, que Jesus amaldiçoou a figueira porque não tinha frutos. No entanto, a parábola da figueira é mais do que o significado literal de dar frutos. Com base no enquadramento cronológico desta parábola, os teólogos explicam que esta parábola significa um povo espiritualmente estéril e sem fé.

Neste artigo, abordarei o contexto e o simbolismo da parábola da figueira.

Aprofundar este tema e aprender o significado da parábola da figueira e o que aconteceu à figueira

Descobrirá também lições valiosas sobre a maldição da figueira

Continue a ler para descobrir se Jesus não está a fazer uma boa escolha e se a parábola da figueira é relevante para este artigo.

sabia que não era época de figos antes de amaldiçoar a figueira. Aqui está mais!

    Qual é o contexto e o simbolismo da parábola da figueira?

    A parábola da figueira está registada no livro de Mateus 21:18-19 , " De manhã cedo, quando Jesus regressava à cidade, teve fome. Ao ver uma figueira junto ao caminho, aproximou-se dela, mas não encontrou nela senão folhas. Então disse-lhe: "Que nunca mais dês fruto!" Imediatamente, a árvore secou ."

    Para compreender por que razão Jesus amaldiçoou a figueira, é essencial analisar o contexto da parábola da figueira. Tudo isto aconteceu durante a semana em que Jesus ia ser crucificado. Ele tinha entrado em Jerusalém um dia antes, quando o povo judeu estava a adorar, a louvar e a olhar para ele como o Messias que os iria libertar. Tudo isto está registado no livro de Marcos 11:1-11 e Mateus 21:1-11.

    No dia seguinte, Jesus partiu de Betânia, onde estava hospedado, para Jerusalém. Os evangelhos de Mateus e Marcos registam que, a caminho de Jerusalém, Jesus teve fome e viu uma figueira com folhas. No entanto, ao chegar à figueira, Jesus e os discípulos verificaram que a árvore não tinha produzido frutos, pelo que Jesus se adiantou e amaldiçoou-a.

    Embora ambos os evangelhos de Marcos e Mateus registem os relatos da figueira, o livro de Mateus regista que a figueira murchou imediatamente após a maldição, enquanto o evangelho de Marcos explica que a árvore murchou um dia depois de ter sido amaldiçoada.

    Depois de analisarmos o contexto, podemos discutir o que a parábola da figueira simboliza. Os teólogos argumentam que a parábola da figueira simboliza uma nação espiritualmente estéril. Jesus diz no livro de Lucas 13:3 que se não nos arrependermos, pereceremos (tal como a figueira secou).

    No Antigo Testamento, a figueira simboliza a nação de Israel. Oséias 9:10 diz, "Quando encontrei Israel, foi como se encontrassem uvas no deserto; quando vi os vossos antepassados, foi como se vissem os primeiros frutos da figueira. Mas quando chegaram a Baal Peor, consagraram-se a esse ídolo vergonhoso e tornaram-se tão vis como aquilo que adoravam."

    Qual é o significado da parábola da figueira? Ver abaixo

    Qual é o significado da parábola da figueira?

    Os teólogos dos ministérios da coligação evangélica notam que o facto de Jesus ter amaldiçoado a figueira foi uma forma de retratar uma nação espiritualmente estéril. Uma nação espiritualmente estéril é uma nação que já não é frutífera em Cristo, o que significa que não está a gerar qualquer valor para o Reino de Deus. João 15:16 diz: " Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos nomeei, para que vades e deis fruto, fruto que permaneça, e assim tudo o que pedirdes em meu nome o Pai vos dará."

    Jesus ensina em João 15:5-8 O autor afirma que ele é a videira verdadeira e que quem está nele e nele permanece deve dar fruto ou murchará. Observa também que quem não permanecer nele não dará fruto, será cortado e lançado fora como um ramo e acabará por murchar.

    O que é que aconteceu à figueira depois de Jesus a ter amaldiçoado?

    Como já foi referido, a figueira secou depois de Jesus a ter amaldiçoado. No entanto, os dois livros evangélicos que relatam esta parábola diferem no que diz respeito ao momento em que a figueira secou: Mateus refere que a figueira secou imediatamente após ter sido amaldiçoada, enquanto Marcos refere que os discípulos descobriram no dia seguinte que a figueira tinha secado.

    Mateus 11:19-20 lê-se: " Ao cair da tarde, Jesus e os seus discípulos saíram da cidade e, de manhã, quando iam a caminho, viram a figueira seca desde as raízes".

    De qualquer modo, os discípulos ficaram surpreendidos com o facto de uma simples palavra poder fazer murchar uma figueira. Jesus disse-lhes que, pela fé, podiam fazer mais do que aquilo que aconteceu à figueira.

    Que lições podem os cristãos aprender com a maldição da figueira?

    Uma lição fundamental que a parábola da figueira ensina aos cristãos é a de dar fruto e arrepender-se. Como já foi referido, os teólogos referem que esta parábola simboliza uma nação espiritualmente estéril. No entanto, Cristo quer que demos frutos e nos arrependamos, ou pereceremos tal como a figueira.

    Lucas 3:8-9 diz: " E não comeceis a dizer a vós mesmos que temos por pai Abraão, porque eu vos digo que Deus pode suscitar filhos a Abraão a partir destas pedras. Já agora o machado está posto à raiz das árvores; portanto, toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo".

    Além disso, o evangelho Lucas 13:3 Jesus é claro ao dizer que ele é a videira verdadeira e que temos de estar nele para darmos frutos. O pai poda quem não segue os seus ensinamentos e murcha e perece. Por isso, não só temos de dar frutos, como temos de permanecer em Cristo.

    Além disso, Jesus usou a parábola da figueira para ensinar os cristãos a aprenderem a pedir tudo o que quiserem com fé, através da oração. Logo depois de a figueira ter secado e murchado, Jesus disse em Mateus 18:20-22 , " E tudo o que pedirdes na oração, recebereis, se tiverdes fé".

    Qual é a importância da parábola da figueira para os cristãos? Ver abaixo

    Qual é a importância da parábola da figueira para os cristãos?

    A relevância da parábola da figueira para os cristãos é que devemos sempre dar frutos em Cristo e manter a nossa fé. Depois de Jesus ter amaldiçoado a figueira e esta ter sido amaldiçoada, disse aos seus discípulos que era preciso ter fé para o fazer. Marcos 21:21 diz: " Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas ainda que digais a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, isso acontecerá".

    Os teólogos do Got Question Ministries observam que a relevância da parábola da figueira era lembrar-nos de ter fé em Deus e de sermos frutíferos enquanto estivermos nele. A Bíblia é clara no livro de Hebreus 11:6 Por isso, para que alguém possa desfrutar das recompensas de Deus, tem de acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o procuram diligentemente.

    Será que Jesus sabia que não era época de figos antes de amaldiçoar a figueira?

    Os leitores da Bíblia argumentam que Jesus talvez não soubesse que não era época de figos. Isto porque as figueiras dão frutos antes das folhas ou com as folhas e, como o fruto é verde, dificilmente se consegue distingui-lo das folhas. Por isso, quando Jesus viu as folhas ao longe, e estava com fome, esperava encontrar frutos nelas. Por isso, talvez seja seguro argumentar que ele não sabia que não era época de figos quando proclamou a maldição. Referências