Ao longo dos meus muitos anos de teologia, estudei várias denominações e as suas doutrinas únicas. Aprendi que algumas denominações pouco se importam com a atribuição de novos nomes após o batismo. Por outro lado, denominações cristãs como os católicos estão muito interessados em conferir novas identidades aos católicos baptizados. Os membros do laicado, incluindo as freiras, também recebem novos nomes depois de aderiremUma vez que queria compreender a teologia por detrás das mudanças de nome das freiras, visitei o Mosteiro de Nossa Senhora de Angeles para falar com algumas das religiosas sobre as suas mudanças de nome. A Madre Superiora foi muito prestável; forneceu-me documentos da reunião do Concílio Vaticano II de 1969. Na semana passada, alguns dos meus estudantes de teologia abordaram o tema das mudanças de nome paraGraças à minha investigação aprofundada sobre o assunto, pude fornecer-lhes algumas informações sobre este tema. Então, porque é que as freiras mudam de nome?

As freiras mudam de nome porque adoptaram um novo estilo de vida As freiras inspiram-se para os nomes em diferentes lugares, incluindo nas escrituras e em acontecimentos históricos. Vale a pena mencionar que algumas enfermeiras modernas preferem usar os seus nomes de batismo depois de terem feito os seus votos.

Neste artigo, abordaremos o interessante tema dos nomes de freiras e o seu significado. Junte-se a mim para discutirmos os vários métodos que as freiras utilizam para escolher os seus novos nomes depois de fazerem os seus votos.

    Qual é o significado da mudança de nome das freiras?

    As freiras mudam de roupa nomes A mudança de nome também simboliza o início de uma nova aliança entre Deus e a freira Mesmo durante o batismo, os católicos mudam os seus nomes porque o ritual renova as suas vidas em Cristo. A noção subjacente à mudança de nomes baseia-se em escrituras como Génesis 17:3-9 Estes versículos ilustram a transição de Abrão para Abraão depois da sua aliança com Deus. Até o nome da mulher de Abraão foi mudado de Sarai para Sara. O Novo Testamento também apresenta algumas mudanças de nome significativas em personagens como Pedro, cujo nome de nascimento era Simão. Jesus deu pessoalmente a Pedro a mudança de nome no livro de João 1:42 .

    Todas as freiras mudam de nome no momento de fazer os votos?

    Não, mudança de nome Os protocolos variam consoante as comunidades católicas: algumas ordens preferem utilizar o nome de batismo da jovem, enquanto outras optam por novos nomes. No entanto, é uma tradição antiga que as freiras católicas mudem de nome depois de emitirem os seus votos, o que era especialmente comum antes do Concílio Vaticano II, em 1962. Depois do Concílio Vaticano II, a maioria dos clérigos e das religiosas católicas voltaram a usar os seus nomes de batismo, mas outros continuaram a usar os seus novos nomes.

    Onde é que as freiras vão buscar inspiração para o seu nome?

    Onde é que as freiras vão buscar inspiração para os seus nomes? Fonte da imagem: Pinterest

    Não existe um sistema específico que as freiras utilizem para escolher um novo nome. As religiosas encontram inspiração para novos nomes em vários sítios diferentes, que incluem, entre outros, os seguintes;

    A Bíblia e as doutrinas religiosas

    Muitas freiras recorrem à Bíblia quando procuram um nome adequado para o seu objetivo recém-adquirido A Bíblia contém histórias sobre mulheres proeminentes como a Rainha Ester, Salomé, Tabita, Marta e Madalena. Uma pequena percentagem de irmãs inspira-se em nomes masculinos da Bíblia. Estas irmãs podem ter nomes de arcanjos como Gabriel, Miguel, Uriel e Rafael. Outras usam nomes de personagens bíblicas proeminentes como Daniel e David.

    Nomes de santos

    Os católicos têm uma lista de santos que fizeram avançar o evangelho ou contribuíram fortemente para o melhoramento da sociedade. Algumas irmãs usam nomes de santos de séculos atrás As freiras contemporâneas preferem nomes de santos dos últimos anos, como Isabel, Francisco, Catarina ou Isabel. As freiras também alteravam os nomes masculinos dos santos para os adequar a elas. Por exemplo, São Valentim seria feminizado para se tornar Valentina, e São José seria alterado para Josefina ou Josefina. Uma vez que muitos santos partilhamas irmãs têm o mesmo nome próprio, mas por vezes usam o nome completo.

    Família

    As religiosas também se podem inspirar em nomes da sua família, podendo, nalguns casos, usar o nome do pai ou uma combinação dos nomes dos pais Por exemplo, se o nome do pai biológico for Edwards, uma irmã chamar-se-á Edwardine, enquanto a outra irmã terá o nome Edwardina.

    Mãe Maria

    Maria, a mãe de Jesus, é muito apreciada na fé católica Isto explica porque é que as freiras usam nomes inspirados em Maria depois de fazerem os seus votos. Estes tipos de nomes incluem Concepta, Imacculata e Annunciata. Como pode ver, estes nomes derivam de termos como conceção, imaculada e anunciação. Também encontrará freiras com nomes como Purisima, que significa a mais pura.

    Palavras latinas

    As freiras podem inspirar-se em palavras latinas com conotações positivas Alguns exemplos destes nomes são Humilitas para humildade, Vota para votos, Charita para caridade e Illuminata para iluminada. Muitas freiras usam estes nomes depois de terem feito os seus votos.

    Nomes étnicos

    As religiosas recorrem à sua herança étnica para criar novos nomes Por exemplo, as freiras alemãs tendem a receber os nomes de santos alemães, como Benno ou Bilhildis; as freiras africanas adoptam também os nomes de santos africanos, como Lwanga; as freiras polacas adoptam também os nomes de santos polacos de renome, como Bronislava ou Casimira.

    As freiras podem manter os seus nomes originais depois de emitirem os seus votos?

    As freiras podem manter os seus nomes originais? Fonte da imagem: Pinterest

    Sim, hoje em dia, as freiras podem reter Isto partindo do princípio que o postulante já é batizado na fé católica O Concílio Vaticano II mudou muitas coisas para as freiras católicas. Os chefes da Igreja Católica Romana decidiram que seria aceitável que as freiras voltassem aos seus nomes de batismo. A Igreja Católica considera que o nome que uma pessoa recebe durante o batismo é muito significativo para a sua vida espiritual.

    A mudança de nomes ou de freiras é uma regra de formação ou uma escolha individual?

    As freiras tinham de mudar os seus nomes de acordo com doutrina católica No passado, as freiras tinham de adotar os nomes que lhes eram dados pelas pessoas com autoridade, como o comissário geral ou a madre superiora Ao longo das décadas, estes procedimentos de atribuição de nomes foram sendo alterados, de modo a que as religiosas pudessem participar na escolha dos seus nomes. Depois de 1969, a decisão de mudar de nome ou de manter o nome bestial foi deixada às freiras. Atualmente, a maior parte das comunidades exige três sugestões de nomes por parte das postulantes. No entanto, não é garantido que um dos nomes ganhedurante a cerimónia de graduação. Referências