O Dia das Bruxas é uma das festas mais populares e amplamente celebradas em todo o mundo hoje em dia. Marcado no dia 31 de outubro de cada ano, o festival essencialmente não religioso implica o uso de máscaras e disfarces, partidas e diversão em geral. Apesar de a diversão não ser proibida no Cristianismo, alguns cristãos têm reservas quanto à participação no festival do Dia das Bruxas.levanta a questão: porque é que alguns cristãos não celebram o Halloween?

Alguns cristãos não celebram o Halloween devido à sua ligação com o paganismo. Uma vez que o festival está ligado ao Samhain, uma antiga celebração dos mortos, o grupo de cristãos tem dificuldade em associar-se a ele. Alguns chegaram mesmo a classificá-lo como um festival de "adoração do diabo". Apesar disso, alguns cristãos participam religiosamente no festival, alegando que apenas se concentram nele como um festival dedivertir-se.

No entanto, alguns cristãos ainda estão indecisos em relação ao Halloween e ainda estão a determinar se a celebração do feriado é aceitável de acordo com as doutrinas cristãs. Leia este artigo até ao fim para descobrir a origem do Halloween, a visão cristã do Halloween e o que um cristão pode fazer durante o Halloween.

    O Halloween tem uma origem pagã?

    O Dia das Bruxas teve origem no festival Samhain, um festival pagão celebrado a 31 de outubro pelos antigos celtas de Inglaterra e da Irlanda. Esta festa pagã tem lugar um dia antes do Dia de Todos os Santos, que se celebra a 1 de novembro, altura em que se acreditava que começava o Ano Novo e o início do período de inverno, sendo também o dia em que se iniciava a época de Allhallowtide.

    Era também nesta altura que se acreditava que as almas dos mortos regressavam e visitavam as suas casas. Acreditava-se também que as almas dos que tinham morrido durante esse ano viajavam para o submundo. Acendiam-se fogueiras no cimo das colinas para afugentar os maus espíritos. Por vezes, os participantes usavam máscaras e disfarces e acreditavam que, desta forma, os demónios, as bruxas e outrosDesta forma, as bruxas e os duendes passaram a ser associados a este dia.

    O feriado não era muito popular inicialmente, especialmente nos Estados Unidos da América. Os imigrantes europeus que foram para lá continuaram a comemorar o feriado e popularizaram-no. Finalmente, tornou-se um dos feriados populares de venda de doces nos Estados Unidos da América. Com a sua evolução, gatos pretos, esqueletos, vampiros e outros símbolos de seres assustadores foram incorporados neste feriado.O jack-o-lantern, um demónio esculpido numa máscara de abóbora, é também um dos seus símbolos mais famosos.

    Por que razão não se deve celebrar o Halloween como cristão?

    Porque é que não se deve celebrar o Halloween como cristão?

    Para um cristão que decida participar no festival do Dia das Bruxas, a questão crucial que deve colocar é se o festival glorifica ou diminui a imagem de Jesus Cristo. Para começar, o Halloween é um feriado secular e não está de modo algum associado ao cristianismo. Não implica as práticas cristãs de cantar, adorar e pregar para a glória de Deus. Por conseguinte, não é um feriado utilizado para promover a principal agenda dos cristãos, a proclamação do nome de Jesus Cristo.

    1 Coríntios 10:21 diz "Não podeis beber o cálice do Senhor e também os cálices dos demónios; não podeis participar tanto da mesa do Senhor como da mesa dos demónios".

    O feriado só se concentra em satisfazer os desejos carnais dos cristãos e não os desejos espirituais. Como cristão, é aconselhável alimentar-se de conteúdos que o ajudem a crescer espiritualmente. O conteúdo do Halloween não provou ser uma fonte de alimento espiritual para qualquer cristão. A Bíblia aconselha que

    tudo o que não vos edifique a vós ou à vossa fé como cristãos deve ser evitado. Efésios 5:11 , diz, "Não tenhais nada a ver com as obras infrutíferas das trevas, mas antes as denuncieis."

    Alguns símbolos, como as máscaras demoníacas e de vampiro, não glorificam Cristo de forma alguma. Estes símbolos são aparentemente glorificadores das criaturas associadas ao submundo. Uma vez que estes símbolos e máscaras não glorificam Cristo de forma alguma, um cristão não se deve associar a eles.

    Apesar de o Halloween parecer uma festa divertida, em que as pessoas se vestem com disfarces e partilham doces, também carrega alguns símbolos que não glorificam de forma alguma Cristo. Um cristão deve, portanto, ter cuidado quando tem vontade de participar em tal festa e tentar, tanto quanto possível, evitar o lado negro de tais festivais.

    A decisão de participar no Halloween cabe exclusivamente ao cristão. Se o feriado glorificar Cristo e ajudar a pregar o evangelho, então participe. No entanto, se glorificar o mundo e o submundo, talvez seja melhor evitá-lo completamente.

    Será que Deus condena a celebração do Halloween?

    No livro do Deuteronómio, vemos a Bíblia a condenar as práticas pagãs e Deus a planear a expulsão das nações que se dedicam a essas práticas. Consequentemente, Ele é conhecido por ser um Deus ciumento, pelo que permitir um feriado pagão não pode ser possível. Tudo o que não é feito para glorificar o seu nome é considerado destrutivo para a fé dos cristãos. O Halloween é um festival que não tem nada a ver com glorificar Deus de forma alguma Êxodo 20:3 diz , "Não terás outros deuses diante de mim".

    No Antigo Testamento, Deus estava sempre furioso com os pagãos e as suas festas e castigou várias vezes aqueles que participavam nessas festas. Tudo o que não glorifica o nome de Deus é indesejado no seu reino e deve, por isso, ser evitado Deuteronómio 18:10-12 diz, "Não se encontre no meio de vós quem sacrifique o seu filho ou a sua filha no fogo, quem pratique adivinhação ou feitiçaria, quem interprete presságios, quem faça bruxaria ou lance feitiços, quem seja médium ou espírita ou quem consulte os mortos. Quem fizer estas coisas é detestável para o Senhor e, por causa destas práticas detestáveis, o Senhor vosso Deus expulsará essas nações de diante de vós."

    Quando os israelitas participaram na festa de adoração do bezerro de ouro, ainda no deserto, Deus castigou-os abrindo a terra e engolindo alguns deles vivos. Uma vez que a ira de Deus é conhecida por ser muito severa, o cristão é aconselhado a evitar festividadesque parecem condenáveis aos olhos de Deus devido à sua natureza.

    A Bíblia ensina que os cristãos devem celebrar o Halloween? Veja abaixo

    A Bíblia ensina sobre a celebração do Halloween pelos cristãos?

    A Bíblia não dá informações específicas sobre a festa do Dia das Bruxas, mas, como se trata de uma festa pagã, alguns versículos bíblicos dão algumas indicações. Como se pode ver nos Actos dos Apóstolos, o ocultismo e as suas práticas, como a magia e a feitiçaria, não se misturam com o cristianismo. Quando Simão, o feiticeiro, é repreendido por promover a sua magia, Deus transmite uma mensagem crucial: Ele não apoia actos não glorificantes. Actos 8:9-16 e Êxodo 22:18-31 " Não deixem viver uma feiticeira; quem tiver relações sexuais com um animal deve ser morto; quem sacrificar a outro deus que não seja o Senhor deve ser destruído".

    Em Ato 16, uma rapariga endemoninhada perde os seus poderes demoníacos depois de Paulo ter expulsado o espírito maligno que a possuía. Paulo nem sequer deu à rapariga endemoninhada a oportunidade de proferir boas declarações.

    Actos 19. A Bíblia fala de novos convertidos que destroem a sua parafernália mágica depois de abandonarem os cultos de que faziam parte.

    A Bíblia tenta dar uma ideia da relação entre Deus e as práticas seculares que não o glorificam. A Bíblia dá a entender que Deus não permite misturar secularismo e as suas doutrinas.

    Adverte também contra o fabrico de imagens e ídolos ou a sua adoração. Êxodo 20 "E Deus disse todas estas palavras: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egipto, da escravidão, e não terás outros deuses diante de mim". Os ídolos e as imagens são, infelizmente, uma grande parte do Halloween, apesar de estarem do lado proibido de Deus. Um cristão é, portanto, obrigado a escolher se está do lado de Deus ou do secularismo, uma vez que ambos não se misturam. Êxodo 23:24 diz, "Não vos prostreis diante dos seus deuses, nem os adoreis, nem sigais as suas práticas; deveis demoli-los e despedaçar as suas pedras sagradas."

    O que é que os cristãos podem fazer no Dia das Bruxas?

    Os cristãos podem fazer um bom número de actividades que glorificam Deus durante o Halloween. Ao distribuir os doces, um cristão pode também distribuir panfletos com a Palavra de Deus escrita neles. Os cristãos podem também distribuir presentes e partilhar refeições com os mais necessitados e desfavorecidos, pregando-lhes a palavra de Deus. Alguns cristãos têm mesmo organizado festas das colheitas nestes dias.

    Se decidir participar no Dia das Bruxas como cristão, o seu vestuário, atitude e acções devem refletir que é crente em Cristo. Aconselha-se a não participar se isso diminuir o nome de Cristo.

    Referências

    Os cristãos e o Halloween

    História do Halloween

    A Bíblia defende o Halloween

    Os deuses estão no Halloween

    Versículos bíblicos sobre o Halloween