- História das freiras carmelitas
- Fundação das freiras carmelitas
- A vida no mosteiro carmelita
- Quais são os três votos que as freiras carmelitas fazem?
- O que é que as Irmãs Carmelitas fazem durante todo o dia?
- As freiras carmelitas ainda existem?
- Onde se situam os Carmelitas?
- Quantas freiras carmelitas existem?
- As freiras carmelitas podem ver a sua família?
- Qual é o significado do hábito e do escapulário das freiras carmelitas?
Durante os meus tempos de seminário, fiquei bastante entusiasmado com a possibilidade de conhecer a riqueza da identidade de vários grupos cristãos. As freiras despertaram o meu interesse devido ao seu modo de vida único. Fiquei entusiasmado quando tive a oportunidade de ouro de visitar um convento de freiras carmelitas em Cleveland.No domingo passado, uma senhora do nosso fórum de estudo bíblico online colocou uma questão que pretendia saber mais sobre as freiras carmelitas. Tendo tido uma experiência anterior de contacto com várias freiras carmelitas, eu estava à altura da tarefa de fornecer informações sobre o assunto. Então, o que são as freiras carmelitas?
Freiras carmelitas As freiras que pertencem à Ordem do Carmo, que tiveram início no século XII, são predominantemente da ordem religiosa católica e dedicam-se sobretudo à contemplação, à oração e à Virgem Maria.
Neste artigo, vou dissecar a origem, a história e o estilo de vida das freiras carmelitas e muito mais. Bem-vindos a bordo enquanto percorremos juntos este assunto.
História das freiras carmelitas
O Carmelitas referem-se a uma secção religiosa com início no Monte Carmelo, que é considerado uma Terra Santa na Igreja Católica No final do século XII, um grupo de eremitas latinos reuniu-se nas encostas do Monte Carmelo, durante as Cruzadas, em busca de solidão, para imitar o profeta Elias. Levavam uma vida de quietude e isolamento, seguiam as cavernas da montanha e reflectiam a Palavra de Deus. De 1206 a 1214, o prior pediu a Alberto, patriarca latino de Jerusalém, que aceitasse os eremitasEm 1226, construíram uma pequena igreja adjacente às suas cavernas, dedicada a Nossa Senhora, que os eremitas consideravam padroeira, matriarca e inspiradora da oração e da vida. Em 1240, os mosteiros pioneiros foramEm 1254, o rei Luís de França regressou à Europa de uma cruzada com vários carmelitas e promoveu o seu crescimento. Em 1291, os carmelitas foram coagidos a abandonar o Monte Carmelo durante cerca de 250 anos, devido à obstrução e invasão dos mamelucos em S. João de Acre.
Em 1562, uma notável cruzada do Carmelo, Teresa de Ávila, afirmou que a forma mais segura de viver a sua vocação seria restaurar a ordem original. Acompanhada por várias freiras apaixonadas, inspiradas por princípios sólidos e devoção, Santa Teresa estabeleceu um pequeno mosteiro em Espanha. Utilizaram vários recursos e suportaram numerosos sofrimentos caracterizados pela pobreza eEm 1568, devido à sua vibrante afiliação com carmelitas como António de Jesus e João da Cruz, fundaram o primeiro mosteiro de carmelitas descalços em Espanha. Em 1580, os carmelitas descalços obtiveram um decreto do Papa Gregório XIII que lhes deu luz verde para se tornarem uma província independente dentro do CarmeloEm 1831, graças à obra do Padre Prosper, realizou-se o sonho dos Carmelitas de regressar à origem da sua ordem, fundando um pequeno mosteiro na península do Monte Carmelo, junto a um farol que se aproximava do mar.
Fundação das freiras carmelitas
Fundação das freiras carmelitas. Fonte da imagem: PinterestEm 1452, o Papa Nicolau criou a primeira instituição de Freiras carmelitas em França Sob os seus auspícios, a duquesa da Bretanha, Françoise d'Amboise, instituiu o primeiro mosteiro de carmelitas. Em 1463, construiu uma casa em Vannes para conter o mosteiro original, onde nove freiras chegaram de Liège e aí residiram. Posteriormente, os mosteiros carmelitas desenvolveram-se muito rapidamente em Espanha e Itália.
Em 1562, o movimento mais significativo e abrangente na Ordem Carmelita foi a racionalização efectuada por Santa Teresa de Ávila Depois de cerca de três décadas num mosteiro carmelita, fundou uma pequena abadia na qual devia seguir um estilo de vida rigoroso. Esta ordem foi identificada como a ordem das Carmelitas Descalças, cujo objetivo era restabelecer e sublinhar a abnegação e a natureza reflexiva da vida carmelita arcaica. Como as Carmelitas Reformadas calçavam sandálias em vez de sapatos e pernasA fim de se diferenciarem da divisão inicial da ordem, foram identificadas como Carmelitas Descalças.
A vida no mosteiro carmelita
A vida no Mosteiro Carmelita implica que as freiras tenham um estilo de vida comunitário umas com as outras O estilo de vida da comunidade assemelha-se a uma versão em miniatura de uma família, em que todas as freiras são consideradas iguais evangelicamente, as interacções são genuínas, a felicidade e os problemas são partilhados e as freiras são dedicadas umas às outras como irmãs para o resto das suas vidas. Todas as freiras são obrigadas a ser amigas como amam,Além disso, mantêm o silêncio e estabelecem um ambiente propício à intimidade com Deus, que cultiva a concentração e o acolhimento da Palavra de Deus nos seus corações.
Quais são os três votos que as freiras carmelitas fazem?
Quais são os três votos que as freiras carmelitas fazem? Fonte da imagem: PinterestOs três votos que as freiras carmelitas fazem incluem os votos de castidade, pobreza e obediência, que são considerados as directrizes evangélicas de excelência no cristianismo Afirmam que são conselhos para freiras que anseiam por atingir a perfeição.
Voto de castidade
O voto de castidade refere-se ao celibato pelo qual as freiras carmelitas não se casam nem participam em comportamentos sexuais ou actividades românticas de qualquer tipo O voto liberta-as da necessidade de relações pessoais exclusivas, para que possam dedicar todo o seu afeto a Deus. Ao fazerem este voto, as freiras afirmam igualmente que as suas vidas não têm a ver com o sexo e, por conseguinte, não as rotulam como indivíduos. Isto é ilustrado pela sua afiliação à sua comunidade religiosa e à sua vocação. O celibato torna as freiras religiosamente disponíveis parair para onde a sua comunidade e Deus os chamam, pois ter um cônjuge com filhos pode tornar isto mais difícil.
Voto de Pobreza
O voto de pobreza significa que as freiras carmelitas renunciam à capacidade de gerir ou beneficiar de bens individuais e dedicam-se a viver de forma independente na sociedade O voto de pobreza abrange todas as coisas materiais e induz as freiras a viverem modestamente e a não se apegarem às riquezas mundanas, de modo a estarem disponíveis para servir a comunidade.
Voto de Obediência
O voto de obediência significa que as freiras carmelitas se submetem aos seus chefes de acordo com os estatutos da sua ordem ou congregação Este voto é feito para que as freiras possam imitar a obediência de Jesus Cristo na sua vocação. Como membros de uma comunidade religiosa, as freiras carmelitas procuram a vontade de Deus não em ordens arbitrárias, mas na meditação orante e nas conversas com outras pessoas.
O que é que as Irmãs Carmelitas fazem durante todo o dia?
As irmãs carmelitas dedicam-se a uma vida de contemplação e oração a Deus todo o dia Participam na celebração da Eucaristia, que representa a harmonia e a unidade na caridade, fazem orações e súplicas pessoais a Cristo e passam duas horas em meditação. Além disso, as Irmãs reservam uma hora para a leitura espiritual, a fim de manter incessantemente a palavra de Deus no coração e na mente. Estudam os escritos teológicos e religiosos, meditam sobre aescrituras, e alimentar-se com os escritos dos santos.
Em conformidade com as respectivas ordens, as Irmãs Carmelitas comprometem-se com o direito comum do trabalho. Através dos seus serviços e talentos, reconhecem que o trabalho é também uma forma de filiar as suas vidas na obra redentora de Cristo. O trabalho inclui a cozinha, a jardinagem, a costura, a venda de pão de altar, entre outros. Comprometem-se a trabalhar cerca de duas horas e meia de manhãe à tarde.
As Irmãs também jantam e tomam as suas refeições juntas, onde ouvem uma leitura das escrituras e mostram gratidão a Deus. Para comunicar alegremente umas com as outras, o recreio é feito em comum, duas vezes depois do jantar e da ceia. Durante este tempo, as Irmãs conversam e descontraem juntas, e esperam que a Prioresa transmita quaisquer anúncios ou pedidos de oração.
As freiras carmelitas ainda existem?
Sim, Freiras carmelitas ainda existem Atualmente, os carmelitas de todo o mundo estão divididos em dois segmentos principais: os carmelitas da Antiga Observância, que seguem a ordem carmelita original; os carmelitas descalços, que seguem a racionalização de Santa Teresa de Ávila, iniciada no século XVI.
Onde se situam os Carmelitas?
O Carmelitas estão localizados em todo o mundo As províncias carmelitas estão localizadas nos Estados Unidos, Brasil, Índia, Alemanha, Canadá, Austrália, Espanha, Países Baixos, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Irlanda, Croácia, Polónia, Chile, Hungria, Indonésia, Malta e Singapura. As delegações carmelitas chefiadas pelo Prior Geral estão localizadas em França, Portugal, Argentina, Líbano, República Checa, Filipinas e República Dominicana.As missões carmelitas estão localizadas no Quénia, Zimbabué, México, Bolívia, Roménia, Tanzânia, Trindade, Burkina Faso, Peru, Camarões, Lituânia, Colômbia, Índia, Venezuela e Moçambique. Existem mosteiros carmelitas com freiras em Israel, Quénia, Brasil, Estados Unidos, Croácia, Reino Unido, Dinamarca, Portugal, República Dominicana, Suécia, Finlândia, Nova Zelândia e Espanha,Alemanha, Filipinas, Hungria, Peru, Indonésia, Nicarágua, Islândia, Noruega, Irlanda, Austrália, Itália e Países Baixos.
Quantas freiras carmelitas existem?
Em 2001, havia 700 monjas carmelitas a viver em 70 mosteiros murados em todo o mundo. Os seus membros aumentaram ao longo dos anos com o crescimento de vários institutos e congregações carmelitas afiliados. Além disso, a Ordem Terceira dos Carmelitas leigos conta com 25.000 a 30.000 adeptos em todo o mundo. De acordo com as estatísticas A nível mundial, existem 11.500 freiras carmelitas Formam uma Ordem de Clausura feminina no seio da Igreja Católica.
As freiras carmelitas podem ver a sua família?
As freiras carmelitas podem ver a sua família? Fonte da imagem: FreepikSim, Freiras carmelitas ver a sua família A frequência ou a possibilidade de as monjas carmelitas visitarem os seus familiares varia consoante o mosteiro e o calendário litúrgico. As monjas podem escrever aos seus familiares ou receber a visita deles no convento uma vez por mês. De um modo geral, não saem do convento, mas em caso de circunstâncias terríveis, como a morte iminente de um dos pais, podem ser autorizadas avisitar a sua família.
Qual é o significado do hábito e do escapulário das freiras carmelitas?
As freiras carmelitas usam um hábito das suas respectivas ordens como símbolo da sua consagração a Deus e do seu apelo à meditação e à oração O hábito significa viver num estado de maior perfeição, estar determinada a realizar as virtudes e a entregar a sua vontade a Deus em tudo; além disso, faz com que a vida das freiras esteja de acordo com o que Deus ordena e anseie que se cumpra a Sua vontade. O hábito é um indicador do seu objetivo e da sua promessa de se dedicarem totalmente a Deus numa vida de oração e de sacrifício pessoalServe para lembrar às monjas a magnitude dos votos que fizeram e para se esforçarem por uma grande devoção na sua vocação abençoada e no seu extraordinário serviço a Deus. Assim, o hábito actua como uma veste de justiça que exige que as monjas se esforcem pela perfeição com toda a sua capacidade.
As freiras carmelitas usam igualmente o escapulário como símbolo da sua profunda relação com a Santíssima Virgem Maria O escapulário representa o amor e a proteção de Maria e traduz o seu desejo de a imitar na Ordem do Carmo durante a sua fidelidade a Jesus Cristo. As carmelitas consideram o escapulário como uma recompensa divina, um tipo de devoção sincera e uma indicação da sua consagração a Maria. Assim, significa que as freiras prestam homenagem a Maria e que se esforçam por se revestir das suas virtudes pararefletir a beleza da sua piedade para o mundo. Referências