Como cristão e pastor no ministério cristão, aprendi a importância de respeitar

Uma das igrejas que considero única é a Igreja Não-governamental de São Paulo.

Uma vez que muitas pessoas não conhecem esta igreja, senti a necessidade de a divulgar.

Então, o que é uma igreja não confessional?

Uma igreja não-denominacional é independente das igrejas históricas ou dominantes. Não se alinha com as doutrinas e tradições favorecidas pela maioria das igrejas dominantes. Em vez disso, as igrejas não-denominacionais vêem a Bíblia Sagrada como a única fonte ou autoridade final na Igreja. As igrejas não-denominacionais têm vindo a crescer em popularidade nos EUA e em todo o mundo, porque oferecem aos seus adeptos um tipo diferente de experiência religiosa.

Neste artigo, vou falar sobre tudo o que deve saber sobre a religião não confessional

Junte-se a mim para sabermos se as igrejas não confessionais são um ramo protestante

O que é o cristianismo e em que acreditam as igrejas não confessionais.

vantagens e desvantagens das igrejas confessionais e se deve aderir a uma igreja não confessional

Continue lendo para saber mais!

    As igrejas não confessionais são um ramo protestante do cristianismo?

    As igrejas não confessionais pertencem ao ramo protestante do cristianismo. No entanto, estas igrejas não gostam de se identificar como parte do movimento protestante, considerando-se evangélicas, o que não deixa de fazer parte do protestantismo.

    Além disso, a maioria das doutrinas e ensinamentos ensinados nas igrejas não denominacionais são semelhantes às doutrinas e ensinamentos reformados estabelecidos pelos fundadores do movimento protestante, João Calvino, Martinho Lutero e Ulrich Zwingli, durante a Reforma Protestante do século XVI. A tabela abaixo mostra essas semelhanças.

    Crenças, valores e práticas Protestantismo Não confessionalismo
    Natureza de Deus Os protestantes acreditam na natureza trina de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os adeptos das igrejas não confessionais acreditam na natureza trina de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
    Dia de Culto Os serviços religiosos nas igrejas protestantes realizam-se aos domingos. Os serviços religiosos nas igrejas não confessionais também se realizam aos domingos.
    Ver sobre a Bíblia A Bíblia é inspirada e a autoridade final na Igreja. A Bíblia é inspirada e a única fonte de autoridade na Igreja.
    Sacramentos As igrejas protestantes têm dois sacramentos: a Ceia do Senhor (Santa Ceia) e o Batismo. As igrejas não denominacionais também têm dois sacramentos: o Batismo e a Sagrada Comunhão.
    Justificação Os protestantes acreditam que a justificação é feita pela graça de Deus através da fé apenas em Cristo. Os adeptos das igrejas não confessionais acreditam firmemente que a justificação/salvação é apenas através da fé em Cristo.
    Comunhão Os protestantes acreditam que a Ceia do Senhor é a continuação de uma tradição iniciada por Jesus. Os adeptos da Igreja não confessional também acreditam que a Sagrada Comunhão é uma continuação de uma tradição iniciada por Jesus.
    Jesus Cristo Os protestantes acreditam que Jesus é o Filho de Deus que nasceu da Virgem Maria, sofreu e morreu pela expiação dos pecados da raça humana, ressuscitou e subiu ao Céu. Os adeptos não confessionais também acreditam que Jesus é a 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, nasceu da Virgem Maria, sofreu e morreu pela expiação dos pecados da raça humana, ressuscitou e ascendeu ao Céu.
    Bíblia utilizada Os protestantes usam a Bíblia hebraica. Martinho Lutero, o fundador do movimento protestante, removeu os livros deuterocanónicos da Bíblia porque algumas doutrinas encontradas nos livros contradiziam os ensinamentos dos outros livros da Bíblia. As igrejas sem denominação usam a Bíblia hebraica porque não afirmam as doutrinas e os ensinamentos encontrados nos livros deuterocanónicos.
    Céu Os protestantes afirmam a doutrina do Céu. Acreditam que todas as pessoas justas serão recompensadas com o dom da vida eterna no paraíso (Céu). Os adeptos da Igreja não confessional também acreditam que o Céu está reservado para as pessoas justas após o dia do julgamento.
    Inferno Os protestantes acreditam que o inferno é o lugar onde todas as pessoas más serão punidas por toda a eternidade. Os membros da Igreja não confessional também acreditam que o inferno existe e que é onde todas as pessoas más serão castigadas para a eternidade.
    Segunda vinda de Cristo Os protestantes acreditam que Cristo voltará sem aviso prévio para julgar os vivos e os mortos. As igrejas não confessionais afirmam que Cristo voltará à terra no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

    A tabela mostra que o protestantismo e o não denominacionalismo têm crenças, valores e práticas semelhantes. O não denominacionalismo partilha muito em comum com o protestantismo porque o primeiro faz parte do segundo. Exemplos de igrejas não denominacionais incluem: Grace Church, Vineyard Church, Gateway Church, Cavalry Chapel, City Life Church, Church of the Highlands e Hope Haven.

    Em que é que as igrejas não confessionais acreditam?

    • Os adeptos das igrejas não confessionais acreditam na natureza trina de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
    • Acreditam também que a Bíblia é inspirada e a única fonte de autoridade na Igreja.
    • As igrejas não denominacionais têm dois sacramentos: o Batismo e a Sagrada Comunhão.
    • Os adeptos das igrejas não confessionais acreditam firmemente que a justificação/salvação é apenas através da fé em Cristo.
    • Os adeptos da Igreja não confessional acreditam que a Sagrada Comunhão é a continuação de uma tradição iniciada por Jesus.
    • Os adeptos não confessionais também acreditam que Jesus é a 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, nasceu da Virgem Maria, sofreu e morreu pela expiação dos pecados da raça humana, ressuscitou e ascendeu ao Céu.
    • As igrejas sem denominação usam a Bíblia hebraica porque não afirmam as doutrinas e os ensinamentos encontrados nos livros deuterocanónicos.
    • Os adeptos da Igreja não confessional também acreditam que o Céu está reservado para as pessoas justas após o dia do julgamento.
    • Os membros da Igreja não confessional também acreditam que o inferno existe e que é onde todas as pessoas más serão castigadas para a eternidade.
    • As igrejas não confessionais afirmam que Cristo voltará à terra no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

    Quais são as vantagens e desvantagens das igrejas denominacionais?

    Quais são as vantagens de ter igrejas confessionais? Ver abaixo

    Há muitas vantagens em ter igrejas denominacionais;

    As igrejas denominacionais têm acesso adequado à influência e aos recursos para se expandirem em tamanho através do trabalho missionário e da caridade. Essas igrejas têm acesso suficiente a finanças, orientação, apoio e liderança.

    As igrejas denominacionais raramente sofrem de conflitos internos que são conhecidos por causar divisão e separação. O conflito pode surgir devido à falta de formas bem estabelecidas de fazer as coisas ou de estruturas de liderança. As igrejas denominacionais têm um sistema bem estabelecido de fazer as coisas e de estruturas de liderança que reduzem as hipóteses de confusão e conflito.

    As igrejas denominacionais têm uma supervisão adequada, o que reduz as hipóteses de desvio dos ensinamentos das Sagradas Escrituras e de enganar os adeptos.

    As igrejas confessionais reúnem pessoas que pensam da mesma forma, pelo que podem atuar como máquinas que reúnem pessoas em grande escala para efetuar as mudanças sociais necessárias. Quando devidamente coordenadas, as igrejas confessionais podem defender a mudança de políticas num país ou região, ajudar a alimentar comunidades famintas e os menos afortunados da sociedade e financiar a construção de novas igrejaslocalmente ou no estrangeiro (em todo o mundo).

    Seguem-se as desvantagens das igrejas confessionais;

    Uma vez que as igrejas confessionais não podem definir as suas práticas, valores e crenças, têm dificuldade em adaptar-se ao ambiente social em rápida mudança.

    As alterações às crenças, valores e práticas existentes só podem ser efectuadas mediante notificação prévia às autoridades.

    É preciso muito tempo e dinheiro para mudar as crenças, os valores e as práticas existentes, porque toda a gente tem de concordar com as mudanças propostas.

    Deve aderir a uma igreja não confessional?

    A liberdade de culto permite-lhe adorar a Deus à sua maneira. Por exemplo, se sentir que nenhuma das igrejas confessionais existentes satisfaz suficientemente as suas necessidades espirituais ou se estiver em conflito com as suas crenças, valores e práticas, é livre de se juntar a uma igreja não confessional da sua escolha. Seguem-se algumas das razões pelas quais deve aderir a uma igreja não confessional;

    • As igrejas não confessionais têm uma política de portas abertas; toda a gente é livre de frequentar uma igreja não confessional.
    • As igrejas não confessionais têm uma abordagem aberta a várias questões teológicas e sociais, o que cria espaço para uma mudança positiva nos valores, doutrinas e ensinamentos da igreja.
    • As igrejas não confessionais são baseadas na comunidade, dando a cada membro da igreja uma palavra igual no processo de tomada de decisões da igreja.
    • As igrejas não confessionais adaptam-se rapidamente a um ambiente social em rápida mutação.
    • As igrejas não confessionais têm uma abordagem flexível ao culto e permitem o culto contemporâneo, o que as torna atractivas para os jovens.
    • As igrejas não confessionais são mais informais e têm serviços religiosos não estruturados, o que reduz o aborrecimento que advém de um serviço estruturado.
    • Também têm programas que ajudam os jovens a crescer espiritualmente.
    Referências