- A Bíblia diz que Jesus é o Espírito Santo?
- Jesus disse que ele é o Espírito Santo?
- Como é que a Bíblia descreve o Espírito Santo?
- O que é que Jesus disse sobre o Espírito Santo?
- Porque é que Jesus precisava do Espírito Santo?
- Em que é que Jesus é diferente do Espírito Santo?
- O Espírito de Cristo e o Espírito Santo são a mesma coisa?
- Porque é que alguns cristãos acreditam que o Espírito Santo é o sangue de Jesus?
- O Espírito Santo é uma pessoa?
- Referências
Jesus afirmou no livro de João 10:30 que ele e o Pai eram um, o que significa que ele era Deus. No entanto, somos ensinados sobre a Trindade; Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. Então, se Jesus afirmou que ele e o Pai eram um, ele também era a mesma pessoa que o Espírito Santo? Jesus é o Espírito Santo?
Jesus Cristo e o Espírito Santo são duas pessoas distintas. A Bíblia não indica em parte alguma que Jesus é o Espírito Santo. De facto, Jesus referiu-se ao Espírito Santo como um ajudante que viria depois de ele ter partido, o que implica que são duas pessoas diferentes.
Então, a Bíblia diz que Jesus é o Espírito Santo? Jesus disse que ele é o Espírito Santo? Como é que a Bíblia descreve o Espírito Santo? O que é que Jesus disse sobre o Espírito Santo? Porque é que Jesus precisava do Espírito Santo? O Espírito de Cristo e o Espírito Santo são a mesma coisa? Porque é que alguns cristãos acreditam que o Espírito Santo é o sangue de Jesus? O Espírito Santo é uma pessoa? Continue a ler para obter as respostasa estas e outras perguntas.
A Bíblia diz que Jesus é o Espírito Santo?
A Bíblia não diz, nem sequer insinua, que Jesus é o Espírito Santo Jesus mostra claramente, através dos seus ensinamentos, que é diferente do Espírito, que designa como ajudante. Jesus diz no Evangelho de João 15:26-27 , "Mas quando vier o ajudante que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio."
As escrituras retratam Jesus e o Espírito Santo como duas pessoas distintas com missões e ministérios diferentes na terra. O ministério do Espírito Santo é atuar como ajudante e testemunhar de Jesus, enquanto o ministério de Jesus é salvar a humanidade.
Além disso, a Bíblia retrata uma estreita relação entre Jesus e o Espírito Santo. Romanos 8:9-10 diz, "Mas vós não estais na carne, estais no Espírito, porque o Espírito de Deus habita em vós; quem não tem o Espírito não lhe pertence; mas se Cristo está em vós, embora o corpo esteja morto por causa do pecado, o Espírito é vida por causa da justiça."
Jesus disse que ele é o Espírito Santo? ver abaixoJesus disse que ele é o Espírito Santo?
Jesus foi claro ao afirmar que ele e o Espírito Santo eram pessoas diferentes Ele diz no livro de João 14:25-26 que "Estas coisas vos disse enquanto estou convosco; mas o ajudante, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."
Além disso, Jesus diz no livro de João 15:26-27 que o Espírito Santo virá para dar testemunho dele quando ele se for, o que indica que ele não é o Espírito Santo. Jesus também disse no evangelho de João 16:7-5 Por isso, Jesus menciona Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo como três pessoas distintas.
Como é que a Bíblia descreve o Espírito Santo?
A Bíblia descreve o Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade A Bíblia indica que o Espírito de Deus estava presente desde o momento da criação. Génesis 1:2 diz: " A terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas".
Além disso, a Bíblia, no livro de 1 Coríntios 6:19 indica que os nossos corpos são templos de Deus por causa do Espírito Santo que está em nós. O evangelho de João 3:5 é claro que, para se ver o céu, é preciso nascer da água e do Espírito.
O que é que Jesus disse sobre o Espírito Santo?
Como já foi referido, Jesus foi claro ao dizer que o Espírito Santo é o nosso ajudante que virá para dar testemunho dele. Como já foi dito, Cristo disse aos seus discípulos que tinha de ir antes de poder enviar-nos o Espírito Santo. Jesus também ensinou sobre o Espírito em João 16:14-15 , " O Espírito glorificar-me-á, levando a minha mensagem e transmitindo-a a vós. Tudo o que o Pai tem é meu, por isso eu disse que o Espírito leva a minha mensagem e a transmite a vós".
Porque é que Jesus precisou do Espírito Santo? Ver abaixoPorque é que Jesus precisava do Espírito Santo?
Os estudiosos e leitores da Bíblia notam que Jesus precisava do Espírito Santo para obter a graça e o poder para levar uma vida perfeitamente sem pecado Deus tinha confiado a Jesus a difícil tarefa de morrer para salvar a humanidade. Cristo precisa do Espírito Santo para o sustentar e capacitar para cumprir esta vontade até ao ponto da morte através da crucificação.
Para além disso, tal como é referido no livro de Mateus 4:1 Jesus precisou do Espírito Santo para vencer as tentações que enfrentou no deserto. Por isso, é evidente que o Espírito era uma parte essencial do ministério de Jesus. Ele conduziu-o, guiou-o e ajudou-o a cumprir a vontade de Deus na terra. É por isso que Jesus diz que o Espírito Santo o testemunhará quando ele se for embora.
Em que é que Jesus é diferente do Espírito Santo?
A Bíblia faz uma distinção clara entre Jesus e o Espírito Santo. Em primeiro lugar, o livro de Lucas 4:1 refere que Jesus estava cheio do Espírito Santo. Jesus, ao longo do Novo Testamento, descreve o Espírito Santo como o ajudante. Por conseguinte, Jesus não podia estar cheio de si próprio .
Além disso, o Espírito Santo e Jesus diferem no seu ministério. O ministério de Jesus girava em torno de trazer mais almas a Cristo e de morrer por nós para pagar o preço dos nossos pecados. No entanto, Jesus refere que o ministério do Espírito Santo envolve ser o nosso ajudante e guiar-nos. Também diz que o Espírito Santo virá depois de ele ter partido para dar testemunho dele.
João 16:13-16 lê-se: " Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele guiar-vos-á em toda a verdade, porque não falará por sua própria iniciativa, mas dirá tudo o que tiver ouvido e revelar-vos-á o que há-de vir. Ele glorificar-me-á, porque tomará do que é meu e vo-lo revelará. Todas as coisas que o Pai tem são minhas; por isso, eu disse que ele tomará do que é meu e vo-lo revelará".
O Espírito de Cristo e o Espírito Santo são a mesma coisa?
Os teólogos observam que o Espírito de Cristo é o mesmo que o Espírito Santo. Evangelista Don Stewart nota que Paulo usa o termo "Espírito de Cristo" para se referir ao Espírito Santo. O termo Espírito de Cristo é mencionado em Filipenses 1:19 , " Porque eu sei que através das vossas orações e da ajuda do Espírito de Jesus Cristo." Na maioria dos casos, quando Jesus falava do Espírito Santo na Bíblia, chamava-lhe ajudante.
Para sabermos que o Espírito de Cristo é o Espírito Santo, o teólogo Don Stewart observa que precisamos de examinar a natureza do ministério do Espírito Santo. Jesus ensinou que o Espírito Santo viria como um ajudante e que daria testemunho dele. Por isso, Don Stewart conclui que a razão pela qual o Espírito Santo é referido como o Espírito de Jesus é que Jesus o enviou para dar testemunho ao mundo da vida de JesusNo entanto, Don Stewart é suficientemente perspicaz e sublinha que o Espírito Santo não é a mesma pessoa que Jesus Cristo.
Porque é que alguns cristãos acreditam que o Espírito Santo é o sangue de Jesus?
Os cristãos que acreditam que o Espírito Santo é o sangue de Jesus retiram esta ideia do livro de Hebreus 9:14, " Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência dos actos que conduzem à morte, para que possamos servir o Deus vivo ." Acreditam, portanto, que é o Espírito Santo que limpa as nossas vestes e as torna brancas.
O Espírito Santo é uma pessoa? ver abaixoO Espírito Santo é uma pessoa?
A Bíblia descreve o Espírito Santo como uma pessoa . Efésios 4:30 diz: " E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes selados para o dia da redenção". O livro de 1 Coríntios 12:4-7 diz que o Espírito Santo tem uma vontade, que está em comunhão com os crentes e que a sua voz nos guia ( 2a Coríntios 13:14 Portanto, é evidente que, tal como o Pai e o Filho são pessoas, também o Espírito o é.
O teólogo Don Stewart observa que Jesus era uma pessoa porque tinha as características de uma pessoa. Ele observa que as escrituras retratam o Espírito Santo como uma pessoa que tem uma mente, pensa e é emocional. Romanos 8:27 diz: " E aquele que sonda os nossos corações conhece a mente do Espírito, porque o Espírito intercede pelo povo de Deus de acordo com a vontade de Deus". A Escritura também nos adverte para não entristecermos o Espírito Santo, o que significa que ele é um ser emocional.
Outra caraterística humana que o Espírito Santo possui é o facto de poder ensinar. 1 Coríntios 2:13 lê, "E falamos destas coisas com palavras que não são ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, interpretando as coisas espirituais para os que são espirituais." O Espírito Santo guia-nos e conforta-nos.
Referências
O Espírito Santo é Deus?
O Espírito Santo é apenas outro nome para Jesus?
O Espírito Santo é uma pessoa?
O que é que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo?
Porque é que o Espírito Santo é chamado "o Espírito de Jesus Cristo" e o "Espírito de Jesus"?
Jesus Cristo é uma pessoa distinta do Espírito Santo?