O meu trabalho no ministério envolve muito aconselhamento. Recentemente, tenho falado com uma senhora de 35 anos que tem vivido com medo desde a adolescência. É que ela perdeu a mãe aos 16 anos e o seu único irmão sucumbiu a complicações cirúrgicas 10 anos mais tarde. Embora tenha um casamento feliz e dois filhos, não pode desfrutar da sua família devido a um medo paralisante da perda. Como ministro do evangelho, custa-meEu sei que a Bíblia usa as palavras "não temas" várias vezes para nos assegurar. Durante a nossa última sessão, perguntei-lhe: "Quantas vezes é que o medo é mencionado na Bíblia?"

Há diferentes opiniões sobre o número de vezes que o medo aparece na Bíblia. A maioria das pessoas sugere que o medo aparece entre 300 a 380 vezes na Bíblia. Outros afirmam que o medo é mencionado 500 vezes. Parece que estes números são diferentes para cada tradução da Bíblia. Também implica que a palavra de Deus contém numerosas referências ao medo.

Neste artigo, vamos abordar o tema do medo e o seu impacto nas nossas vidas. Esta é a sua oportunidade de descobrir quantas vezes o medo é mencionado na Bíblia e de aprender a superá-lo.

    O que é que a Bíblia diz sobre o medo?

    O que é que a Bíblia diz sobre o medo? Fonte da imagem: Freepik

    A Bíblia fala de dois tipos de medo . O primeiro e mais importante tipo de temor é o temor de Deus. Neste caso, o temor significa um respeito profundamente enraizado por Deus e pelo Seu poder. A Bíblia exorta os cristãos a temerem a Deus porque não há outro como Ele. Embora o Seu amor seja incondicional, a ira de Deus contra a maldade é incomparável. De acordo com Provérbios 1:7 O temor de Deus abre todo o tipo de bênçãos, como a sabedoria, o conhecimento, a paz e a alegria.

    O segundo tipo de medo é conhecido como o "espírito do medo A vida está cheia de incertezas e perigos. Quando o "espírito do medo" está presente, temos tendência a pensar em tudo o que pode correr mal nas nossas vidas. A subida do rei David ao trono não foi fácil devido à oposição. Muitas pessoas poderosas conspiraram para o matar, o que lhe deu muitas razões para ter medo. Salmos 56:11 No livro "O que é o medo?", encontramos David a exortar-se a libertar-se do medo e a confiar em Deus.

    Onde é que o medo aparece pela primeira vez na Bíblia?

    Quando Adão e Eva pecaram contra Deus, algo mudou nos seus espíritos: descobriram a diferença entre o bem e o mal, um conceito que os aterrorizava. Se juntarmos a isso o facto de terem desobedecido a Deus, compreende-se que se tenham escondido d'Ele. Estes acontecimentos ocorrem em Génesis 3:10 A história de Adão, em que este diz a Deus que tem medo de se apresentar nu perante Deus. Génesis 3:10 é a mais antiga referência ao medo na Bíblia.

    Porque é que Deus encoraja os cristãos a não temerem a Bíblia?

    Deus exorta os cristãos a superado o medo porque o inimigo o utiliza para torturar e enganar os seres humanos. No caso de Adão e Eva, o diabo usou o "medo de perder" para os convencer a desobedecer a Deus. A serpente disse a Eva que ela perderia um conhecimento profundo se não provasse o fruto proibido.

    Se tivermos coragem como cristãos, o inimigo não terá poder para nos enganar Em muitas ocasiões, Deus citou Isaías 41:10 Deus está a encorajar o povo de Israel durante um período muito stressante das suas vidas.

    No início de Génesis 15:1 Na escritura de Abraão, Deus pede a Abraão que não fique paralisado pelo medo, mesmo que haja um perigo iminente. Nesta escritura, Deus promete proteger Abraão dos seus inimigos. Estes exemplos são a prova de que Deus está consciente da nossa inclinação para o medo. Felizmente, o nosso Pai celestial promete-nos a Sua presença e proteção contra todo o tipo de mal.

    O que fazer para ultrapassar o medo?

    O que deve fazer para ultrapassar o medo? Fonte da imagem: Freepik

    Ter consciência de si próprio

    Ter consciência de si próprio significa que está ciente das coisas que desencadeiam o medo dentro de si. Os pensamentos negativos são a principal razão pela qual as pessoas vivem com medo, e é por isso que a superação do medo começa na sua mente.

    Estar em oração

    Uma vez consciente dos pensamentos que provocam medo na sua vida, é preciso enfrentá-los de frente. A melhor maneira de o fazer é através da oração. Pode ser útil escrever todos os seus medos e apresentá-los a Deus sob a forma de uma oração É importante lembrar que Deus está sempre pronto a responder às orações dos justos, como ilustrado em Tiago 5:16 .

    Ler a palavra de Deus

    A Bíblia revela a verdadeira natureza de Deus. Quando dedicamos tempo à leitura das Escrituras, ela dá-nos as ferramentas necessárias para enfrentarmos as mentiras perpetuadas pelo inimigo Por isso João 8:32 A verdade é que Deus é omnipresente e omnipotente, e tem o poder de nos proteger, independentemente do mal que nos atinja.

    Quantas vezes o medo é mencionado na KJV?

    Estudos sugerem que a palavra "medo" aparece mais de 500 vezes na KJV. Não há dúvida de que o medo é uma das emoções mais discutidas na Bíblia. Algumas Bíblias sugerem que a frase "não temas" aparece 365 vezes na Bíblia. A comunidade cristã ainda não determinar o número exato de vezes que o medo aparece na KJV e noutras traduções .

    10 exemplos de medo na Bíblia

    Joshua medroso Fonte da imagem: Pinterest

    2 Timóteo 1:7

    O inimigo instila o medo nos cristãos para os impedir de cumprirem os objectivos que Deus lhes deu. É por isso que 2ª Timóteo 1:7 recorda aos crentes que Deus os criou com um espírito de amor, de auto-controlo e de poder. Nenhuma destas coisas anda de mãos dadas com o medo.

    Josué 1:9

    Quando Josué estava prestes a entrar na terra prometida, a ideia de enfrentar gigantes aterrorizava-o. Nesta escritura, o Senhor ordena a Josué que mostre coragem e força enquanto se prepara para a sua próxima missão. Deus exorta Josué a não permitir que a medo o domine.

    Salmos 23

    A maioria dos cristãos está familiarizada com este versículo encorajador do livro dos Salmos. A vida de David esteve em perigo várias vezes. Quando escreveu estas palavras, mostrou um sentido de auto-consciência. David sabia que a ameaça de morte estava sempre por perto, mas prometeu evitar o medo. Estava confiante de que Deus o guiaria e protegeria.

    Salmo 27:1

    Neste versículo animador, David fala dos benefícios de confiar em Deus, explicando que confiar em Deus não significa nada e que ninguém o deve atemorizar.

    João 14:27

    Onde há medo, não há paz. Os cristãos devem tentar alcançar o tipo de paz de que Jesus fala nesta passagem. Ele exorta os seus seguidores a não permitirem que o medo se insinue nos seus corações.

    Salmos 91:4-5

    O mundo está cheio de coisas que nos podem prejudicar. Por exemplo, os conflitos entre governos podem expor civis inocentes à violência. David viveu em combate durante a maior parte da sua vida. É por isso que ele afirma com confiança que não temerá as armas feitas pelo homem nem as trevas. David refere-se à fidelidade de Deus como um escudo e um broquel.

    Génesis 50:21

    José era um homem compassivo e clemente. Quando os seus irmãos se aperceberam do seu poder, começaram a temê-lo. No entanto, José disse-lhes que não tivessem medo, porque ele iria satisfazer todas as suas necessidades.

    Deuteronómio 3:22

    A viagem em direção à terra prometida estava cheia de obstáculos. Os povos que ocupavam a terra não estavam dispostos a abdicar dela. Por isso, Deus ordenou aos israelitas que tomassem a terra à força. Como não tinham experiência de combate, os israelitas e os seus líderes tinham medo. Deus assegurou-lhes que lutaria por eles desde que obedecessem às suas ordens.

    Mateus 6:23

    Jesus falou sobre o temor de Deus em muitas ocasiões. Mateus 6:23 Em vez disso, encoraja os crentes a terem o justo temor de Deus, que pode destruir o corpo e a alma de uma pessoa pecadora.

    1 Crónicas 28:20

    Salomão herdou do seu pai, David, um dos tronos mais poderosos. Cabia a Salomão construir o templo até à sua conclusão. Este tipo de tarefa pode ser assustador para qualquer jovem, e Salomão não era exceção. David desencorajou o medo em Salomão, lembrando-lhe que Deus estaria presente durante toda a construção do templo.

    Génesis 32:7

    A Bíblia diz que Jacó estava "assustado e preocupado". Referências