Acredito firmemente nos poderes curativos e na eficácia dos óleos essenciais. Talvez isto se deva ao facto de utilizarmos sempre óleos essenciais em casa e de os meus pais mencionarem sempre algo sobre os óleos serem bálsamos curativos. No início, não compreendia, mas à medida que a minha fé crescia, estudando a Bíblia, a menção e a utilização de óleos na maior parte das partes da Bíblia fazia sentido.pela história dos reis magos e dos óleos que ofereceram a Jesus Cristo - mirra e incenso, e esta história levou-me ao contexto bíblico dos óleos e ao que significavam ou significam hoje em dia. Então, o que é que o óleo simboliza na Bíblia?

No Antigo Testamento, o óleo era um elemento importante nas práticas religiosas, sendo utilizado para a unção do sumo sacerdote. O óleo era aplicado na cabeça dos sacerdotes para mostrar que tinham sido ungidos por Deus, enquanto os lugares e os objectos eram aspergidos com óleo para serem considerados sagrados. O óleo era também uma parte essencial da beleza das mulheres. Estas utilizações do óleo provinham da crença na suaEmbora o óleo não fosse usado predominantemente no Novo Testamento, era um símbolo essencial de cura, e Jesus derramava óleo sobre os doentes como parte do processo de cura, como está implícito em Marcos 6:13 .

Neste artigo, vou partilhar mais sobre o significado do óleo na Bíblia e a razão pela qual os óleos essenciais são muito apreciados pelos cristãos, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

    Quantas vezes é que os óleos são mencionados na Bíblia?

    Existem cerca de 22 referências a óleos na Bíblia Alguns dos óleos mencionados são: mirra, incenso, óleo fresco, azeite, nardo, cedro, bálsamo, sândalo, canela, cássia, murta, hissopo, semente negra, cânhamo, rosa de Sharon e óleos de gálbano. Estes óleos são mencionados em toda a Bíblia em diferentes livros, desde o Antigo Testamento até ao Novo Testamento.

    Como é que os óleos são utilizados na Bíblia?

    Como é que os óleos são utilizados na Bíblia? Fonte da imagem: Pixabay

    Unção dos sacerdotes (e sumos sacerdotes)

    Os mais uso notável de óleos na Bíblia O primeiro dos sacerdotes de Israel que foi ungido foi Aarão, e sugere-se que a sua unção foi feita com óleo porque se acreditava que o óleo o consagraria a ele e aos seus filhos, tornando-os aptos a servir Deus e o Seu povo como Sacerdotes - Êxodo 30:30-32 Nesta escritura, sugere-se ainda que, depois da consagração, Aarão e os seus filhos deviam usar o óleo sagrado para ungir outras pessoas durante uma geração. Uma vez ungido com o óleo, acreditava-se que o indivíduo estava consagrado, o que significava que era considerado sagrado e dedicado a servir Deus no Seu Santo propósito .

    A unção ainda é uma crença mantida pelos cristãos de hoje, embora se acredite que Deus unge o seu povo pelo Espírito Santo e não pelo óleo, e que todos os que Ele unge se tornam filhos de Deus através da fé em Cristo - Gálatas 3:26 .

    Unção dos Reis

    Para além da unção dos sacerdotes, o óleo era também considerado necessário para a unção dos reis. Salmos 89:19b-21 implica que o servo de Deus, David, foi ungido como rei com óleo sagrado, que se acreditava ser a forma como Deus designava os reis.

    Tal como acontece com os sacerdotes, acredita-se que o óleo santo é o mesmo que o Espírito Santo, como sugere 2 Coríntios 5:21.

    Presença do Espírito de Deus

    Em Mateus 25, que trata da Parábola das 10 Virgens, sugere-se que as virgens pediram óleo para que as suas lâmpadas não se apagassem, e diz-se que o sábio respondeu ao contrário, recusando-se a oferecer o óleo - Mateus 25:7-8. Neste capítulo, crê-se que a menção do óleo representa a presença do Espírito Santo, uma vez que as virgens esperavam o noivo, que se crê representar Cristo que se dirigia para a Igreja, que era a sua Esposa. As 5 virgens que ficaram sem óleo quando o noivo chegou não estavam desposadas porque chegaram demasiado tarde, e crê-se que isso significa que perderam aEspírito Santo.

    Unificação do Espírito

    Acreditava-se também que o óleo era um elemento importante para a unificação do espírito e para assegurar a paz e a harmonia. Isto está implícito nos Salmos 133:1-3, onde as pessoas que vivem em harmonia umas com as outras são comparadas ao óleo precioso na cabeça, que escorre pela barba de Aarão e desce até à gola das suas vestes. A este respeito, acredita-se que o óleo simboliza uma coisa agradável que traz paz e harmonia, da mesma forma que o Espírito Santo unifica os crentes Efésios 4:3 .

    Fonte de cura

    Acreditava-se que o óleo não era apenas uma fonte de combustível e de fogo, mas também um bálsamo curativo, tal como está implícito na Parábola das Dez Virgens em Mateus 25:1-13 e a Parábola do Bom Samaritano Esta escritura bíblica sugere que o óleo era utilizado para proteger e nutrir o couro cabeludo e a pele, mantendo o corpo quente durante a noite.

    Unção para poder pregar

    Na Bíblia, acredita-se que o óleo também representa o recebimento da capacidade de ministrar ao povo de Deus. A unção de Jesus pelo Espírito permitiu-lhe proclamar as boas novas de Deus aos pobres - Lucas 4:18, o que se crê simbolizar o mesmo tipo de unção que Aarão e os seus filhos receberam no Antigo Testamento. A unção de Cristo também deu a Jesus o poder de curar e vencer o mal.

    Qual é o significado bíblico dos óleos na Bíblia?

    Significado bíblico dos óleos na Bíblia. Fonte da imagem: Pixabay

    No Antigo Testamento, os óleos, como o azeite, eram utilizados principalmente para fins religiosos. Êxodo 25:6 No entanto, o óleo era utilizado para ungir a cabeça do sumo sacerdote e para abençoar ou tornar sagrados os locais de culto e os objectos utilizados no culto, como o Tabernáculo, especificamente no tempo de Salomão.

    O azeite também se destinava ao embelezamento A palavra "purificação" está implícita em Ester 2:12, onde se refere que outros óleos, como a mirra, eram utilizados no processo de purificação das mulheres, que durava 6 meses.

    Os óleos também significavam colheitas abundantes, bênçãos, estabilidade e prosperidade, como está implícito em Joel 1:10 .

    Em 1 Samuel 16, Samuel ungiu David, o mais novo e mais humilde dos filhos de Jessé, usando um banho de óleo sobre a sua cabeça, o que significava que Deus tinha escolhido David para ser o rei de Israel.

    Ao longo da Bíblia, os óleos eram utilizados para ungir, mas no Novo Testamento sugere-se que o óleo se tornou mais simbólico e ficou ligado à presença do Espírito Santo.

    Os óleos eram utilizados principalmente como perfumes e incenso O incenso também era usado como perfume e incenso - Mateus 2:1-12, Cânticos de Salomão 1:12-14 sobre o óleo de nardo, Salmo 92:10 sobre o óleo fresco, óleo de bálsamo, óleo de hissopo, óleo de canela em Êxodo 30:23, óleo de cedro usado pelo rei Salomão, óleo de cássia sugerido em Êxodo 30:22-25 e Salmos 45:7-9. O sândalo também era consideradoum óleo importante utilizado no embalsamamento do corpo de Jesus, como está implícito em João 19:39. Outros óleos utilizados na Bíblia incluem o óleo de cânhamo, a Rosa de Sharon, o óleo de sementes negras e o óleo de gálbano.

    3 significados simbólicos dos óleos na Bíblia

    Significados simbólicos dos óleos na Bíblia. Fonte da imagem: Pixabay

    Alguns dos simbolismos associados aos óleos na Bíblia são os seguintes:

    Unção pelo Espírito Santo

    Os óleos mencionados na Bíblia são considerados símbolos do recebimento da unção de Deus através do Espírito Santo. Em Mateus 25:1-13, acredita-se que o uso de óleo (lâmpadas) transportado pelas 10 virgens representa o Espírito Santo. No Antigo Testamento, a unção era feita manualmente, e o óleo aplicado na cabeça de um indivíduo significava que ele tinha recebido o dom e o favor de Deus ou o espírito santo para se tornar sacerdote ou rei.

    Prosperidade

    Uma vez que, na Antiguidade, o azeite era equiparado ao ouro líquido e funcionava como moeda porque mantinha o seu valor, acreditava-se que a sua abundância representava prosperidade. Deuteronómio 32:13 , Joel 2:19 ; 24 . Por outro lado, a falta de azeite significava fome.

    Abundância

    Graças às múltiplas utilizações dos óleos e ao seu valor, os óleos utilizados na Bíblia simbolizam também a abundância, a fidelidade, a vitalidade e a riqueza Acredita-se que a consagração da coluna de Jacó significava abundância e riqueza. Também, ser ungido pelo espírito santo ou habitar no espírito santo produz fidelidade e abundância - Gálatas 5:22-23.

    Como é que os óleos são utilizados na igreja hoje em dia?

    Na Igreja Católica, os óleos são elementos importantes da Liturgia e são utilizados em diferentes ocasiões, incluindo:

    O sacramento da Unção dos Enfermos consiste em aplicar o óleo na testa, no peito ou nas mãos do doente, em forma de cruz Acredita-se que este sacramento dá ao doente força e graça para suportar a enfermidade ou a doença.

    O Sacramento do Batismo, ou óleo dos catecúmenos, é dado a todos os católicos que se preparam para o Rito da Iniciação Cristã dos Adultos antes da Sagrada Comunhão ou da Missa.

    O óleo do Santo Crisma, feito de azeitona e bálsamo, é também utilizado para ungir os crismas com óleo para significar força e receber o dom do Espírito Santo. 2 Coríntios 2:15 .

    Os católicos utilizam também óleos para a Missa Crismal (Santos Óleos), que se realiza depois da Liturgia da Palavra e que é benzida individualmente pelo bispo. Referências