Para pessoas diferentes, invocar o nome do Senhor pode significar coisas diferentes. Alguns invocam o nome de Deus para expulsar demónios, outros para serem salvos e outros ainda para demonstrar a sua confiança em Jesus. Mas o que acontece quando invocamos o nome de Jesus?

Quando o nome de Jesus é invocado, pensa-se que tem o poder de salvar, expulsar demónios e libertar cativos, e provocar transformações e mudanças sobrenaturais milagrosas. Os cristãos terminam frequentemente as suas orações em nome de Jesus. O nome de Jesus, de acordo com Christianity.com, só tem poder quando invocado por um crente genuíno que tenha pedido para ser cheio do Espírito Santo; o nome não podenão é uma palavra mágica que faz milagres instantâneos.

Se quiser saber o que significa invocar o nome de Jesus, o que a Bíblia diz sobre invocar o nome de Jesus, quando deve invocar o nome de Jesus e o que acontece quando invoca o nome de Jesus, continue a ler este artigo.

    O que é que significa invocar o nome de Jesus?

    Muitos cristãos rezam ao Senhor para obterem salvação, proteção e conforto nos momentos difíceis. Romanos 10:13 A Bíblia diz que quando invocarmos o nome de Jesus, seremos salvos Invocar o nome de Jesus é uma tradição cristã que eles praticam há décadas.

    Os cristãos demonstram a sua confiança em Deus. Invocar o nome de Jesus também demonstra que as pessoas acreditam nele e o reconhecem como o Deus soberano. Quando lhe perguntaram como rezar, Jesus ensinou aos seus discípulos o Pai-Nosso e exortou-os a invocar o seu nome quando rezavam.

    Invocar o nome de Jesus indica a nossa vulnerabilidade perante Deus. Jesus é também o nosso mediador; quando ele morreu, a cortina do templo rasgou-se em duas, como sinal de que os crentes podiam agora aproximar-se do trono de Deus com confiança. Quando invocamos o nome de Jesus, isso significa que precisamos de ser salvos das coisas deste mundo que ameaçam quebrar-nos.

    Invocar o nome de Jesus é um ato piedoso em que demonstramos reverência pela pessoa de Cristo, reconhecendo a necessidade que temos d'Ele na nossa vida quotidiana. O teólogo Albert Barnes afirma que Invocar o nome do Senhor é invocar o Seu nome próprio "em oração e louvor audível e social". Além disso, o seu homólogo Matthew Poole definiu invocar o nome de Jesus como aproximar-se d'Ele em ação de graças,Invocar o nome do Senhor é orar "de uma maneira mais pública e solene".

    O que é que a Bíblia diz sobre invocar o nome de Jesus? Ver abaixo

    O que é que a Bíblia diz sobre invocar o nome de Jesus?

    Quando se trata de invocar o nome de Jesus, a Bíblia está cheia de encorajamento e de precauções. A Bíblia proíbe que se use o nome de Jesus em vão ou que se invoque o nome para amaldiçoar, mas encoraja os cristãos a invocarem o nome de Jesus como a única forma de obterem a salvação.

    De seguida, são apresentados vários versículos bíblicos que explicam o que a Bíblia diz sobre invocar o nome de Jesus.

    Romanos 10:13

    porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Este versículo mostra claramente que, quando invocar o nome de Jesus, que também é Senhor, será salvo, não só do pecado, mas também de ataques de doenças e enfermidades, de possessão demoníaca e de planos demoníacos para frustrar a sua vida.

    1 Coríntios 1:2

    À igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, santos por vocação, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso O apóstolo Paulo dirige-se aqui à Igreja de Corinto, exortando-a a invocar sempre o nome de Jesus como o Senhor é nosso.

    João 14:13

    Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Este versículo demonstra que o nome de Jesus é poderoso e, por causa de Jesus, podemos pedir qualquer coisa, e ser-nos-á concedida se acreditarmos e pedirmos de acordo com a vontade de Deus.

    João 14:14

    Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu fá-lo-ei. O nome de Jesus tem sido mencionado em várias passagens para libertar pessoas do cativeiro e também para curar os doentes, ressuscitar os mortos e salvar aqueles que negaram Jesus. Um exemplo são os discípulos em Actos 3:6 no portão formoso, invocaram o nome de jess e curaram um homem que tinha sido coxo toda a sua vida.

    João 16:24

    Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Neste versículo, Jesus exorta-nos a pedir qualquer coisa em seu nome, e ser-nos-á dado. Se acreditardes nele e pedirdes segundo a sua vontade, recebereis o que pedirdes.

    Quando é que se deve invocar o nome de Jesus? Ver abaixo

    Quando é que se deve invocar o nome de Jesus?

    Não há um momento definido para invocar o nome de Jesus. Quando invocado corretamente, diz-se que o nome de Jesus é poderoso. Muitas pessoas só correm a invocar o nome de Jesus quando estão em apuros ou em perigo, o que é bom, mas somos instados a invocar o nome de Jesus em todos os momentos.

    Não é correto usar o nome de Jesus em vão ou amaldiçoar os outros, porque é sagrado, e a sua utilização incorrecta pode levar-nos a maus lençóis Êxodo 20: 7. O nome de Jesus também pode ser invocado para afastar os demónios durante a oração, e em todas as suas declarações para demonstrar a sua confiança em Deus.

    Tal como referido em Filipenses 2:9-10, o nome de Jesus também deve ser invocado para afastar doenças, pedir proteção sobrenatural e repreender a falta.

    5 coisas que acontecem quando se chama o nome de Jesus

    O nome de Jesus tem o poder de curar, salvar, libertar e proteger. Acredita-se que invocar o nome de Jesus pode fazer com que situações difíceis se transformem; se alguém reza e acredita em Jesus, renova as suas forças, ganha imensa sabedoria e adquire graça para continuar com a vida.

    Libertação

    Invocar o nome de Jesus pode ajudar a libertar os que estão escravizados por Satanás Os demónios temem o nome de Jesus e, ao mencionar este nome, acredita-se que fogem. Actos 19:13.

    Aumento da confiança

    "Em nome de Jesus" infunde confiança em nós e naqueles com quem rezamos, Dá-nos coragem para nos aproximarmos de Deus e ajuda-nos a saber que Deus luta por nós, pelo que não temos de ter medo se acreditarmos no seu poder salvador.

    Paz e conforto

    Diz-se também que invocar o nome de Jesus traz paz, força e conforto O nome de Jesus também pode ser usado para afastar os demónios e Satanás das pessoas que estão possuídas.

    Traz a cura

    Acredita-se que o poder do nome de Jesus pode curar os doentes, ressuscitar os mortos, abrir os olhos aos cegos e até fazer andar milagrosamente os coxos Vemos Pedro em Actos 3:1-11 à entrada da Porta Formosa, pedindo a um homem coxo há anos que se levantasse e andasse em nome de Jesus, e o homem é instantaneamente curado da sua coxeria.

    Traz a salvação

    Ao mencionar e reconhecer o nome de Jesus, os cristãos acreditam que se tornam filhos de Deus. Arrependem-se, abandonam os seus maus caminhos e seguem Cristo, e é apenas através da confissão da crença no poder de Jesus para salvar que isso é possível.

    Existe poder no nome de Jesus? ver abaixo

    Há poder no nome de Jesus?

    J nome de esus implica poder, poder para salvar e curar, poder para transformar e provocar mudanças O nome Jesus é considerado supremo, mas o poder não está no nome em si, mas na pessoa a quem o nome pertence, que é Jesus.

    O que significa o facto de Jesus ter o nome acima de todos os nomes?

    Sugere-se que isto significa que o nome de Jesus é soberano, santo, supremo e não pode ser igualado por nenhum outro nome. É o nome mais eficaz, um nome que, quando pronunciado, põe povos e nações de joelhos; um nome que, quando pronunciado, liberta os cativos, cura os doentes e ressuscita os mortos.

    Não há outro nome como este. Não está apenas no nome, mas também no indivíduo que o carrega. De acordo com a Bíblia, o Seu nome é superior a qualquer outro. De acordo com Filipenses 2:9-11, Jesus ressuscitou e está sentado à direita de Deus. O nome Jesus tem autoridade e poder; é diferente de outros nomes, e é por isso que é considerado superior.

    Porque é que é essencial invocar o nome de Jesus?

    Invocar o nome de Jesus é importante porque é o nome pelo qual somos salvos como cristãos. O nome de Jesus é também sugerido como estando acima de todos os outros nomes; o seu nome é um meio de nos aproximarmos de Deus com confiança O nome de Jesus pode fazer milagres, libertar cativos e curar doenças.

    Acredita-se que invocar o nome de Jesus demonstra a nossa confiança em Jesus para nos curar. É um ato de adoração e reverência para com Jesus. É uma forma de apreciar e maravilhar-se com o que Jesus realizou na cruz. Jesus faz parte do Deus trino; ele é Deus, e invocar o seu nome pode salvá-lo de circunstâncias terríveis.

    O facto de Jesus ter dado instruções aos seus seguidores para rezarem continuamente e sem parar em seu nome torna-a ainda mais crucial ( João 14:13-14; 15:16; 16:23-24). Quando rezamos em nome de Jesus, reconhecemos que Jesus é a única forma de nos aproximarmos de Deus em oração. Estamos afastados de Deus e já não temos comunhão com Ele porque somos pecadores. A nossa relação com Deus é corrigida apenas através da nossa fé em Cristo.

    Como filhos adoptivos de Deus, podemos chamar ao Pai de Jesus o nosso Pai e experimentar uma comunhão íntima e vivificante com Ele, porque o Espírito Santo nos une a Cristo e nos dá acesso à comunhão - a vida de oração - que Jesus tem com o Seu Pai Celestial (Mat. 6:9; Rom. 8:15).

    REFERÊNCIAS

    Há poder no nome de Jesus?

    O que é que significa invocar o nome do Senhor?

    É necessário terminar cada oração com "em nome de Jesus"?

    O nome acima de todos os nomes

    5 maneiras de ter poder em nome de Jesus