Servir durante 15 anos no ministério ativo tem sido uma grande experiência de aprendizagem. Como professor universitário e pastor, tenho aproveitado as oportunidades para aprender e ensinar religião. Um dos tópicos que ensino nas aulas fundamentais da igreja são as diferenças entre denominações que promovem a literacia religiosa e uma compreensão mais profunda dos diversos sistemas de crenças. Durante a nossa última aula, um alunoUma vez que me deparei com a mesma questão junto de alguns dos meus leitores, fui levado a escrever este artigo Mórmones vs. Católicos. Qual é a diferença entre eles?

A principal diferença entre os Mórmones e os Católicos é a perspetiva da Trindade e a perceção religiosa de Deus. Os Mórmones acreditam que a entidade da Trindade é três e não uma, e que Deus e o Filho têm um corpo. Por outro lado, os Católicos acreditam que as entidades da Trindade são uma que aparece em três formas diferentes e que Deus não tem um corpo .

Neste artigo, vou falar das diferenças entre mórmones e católicos e explicar algumas semelhanças significativas. Continue a ler para conhecer estas e outras.

    Mórmones vs. Católicos: Diferença na definição

    Mórmones vs. Católicos Fonte da imagem: Pixabay

    Mórmones são membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD), uma denominação religiosa cristã cujo grande fundamento está no Livro dos Mórmones O termo Mórmon foi derivado do Livro de Mórmon, sendo que Mórmon é o título do livro e um dos profetas do livro.

    Do outro lado, Católico significa universal, e o termo tem origem na palavra grega "Katholicos", que significa universal O significado e a aplicação do termo é que a igreja abraça toda a gente sem se preocupar com a raça, a nacionalidade, o estatuto social, o género ou a língua.

    Diferença entre mórmones e católicos

    Aspeto

    Mórmon

    Católico

    Origem

    Teve origem em Fayette, Nova Iorque, nos EUA, em 1830, após a publicação do Livro dos Mórmones.

    É originária da Judeia, em Israel, e crê-se que deu continuidade à Igreja primitiva.

    Fundada por

    Foi fundada por Joseph Smith Jr. quando este escreveu o Livro de Mórmon e segue os pensamentos, princípios e ensinamentos de John Smith e Jesus Cristo.

    Foi fundada por Jesus Cristo e segue os pensamentos, os princípios e os ensinamentos de Jesus Cristo, tal como são apresentados nos Evangelhos.

    Ensinamentos

    Os ensinamentos baseiam-se no Novo e no Velho Testamento da Bíblia, no Livro dos Mórmons, na Pérola de Grande Valor e na Doutrina dos Convénios.

    Os ensinamentos baseiam-se nos Novos e Antigos Pactos e aceitam o Deuterocanónico.

    Sacerdócio

    O sacerdócio não está reservado a qualquer indivíduo, mas a qualquer seguidor dedicado que acredite ter uma vocação e seja aprovado pelas autoridades eclesiásticas competentes.

    O sacerdócio é reservado a homens celibatários com vocação e com a aprovação da autoridade da Igreja Católica.

    Presidido por

    O presidente preside a igreja, um cargo composto por três pessoas: o presidente e dois conselheiros da igreja. Abaixo deles estão os doze apóstolos

    É presidida pelo Papa, que se crê ser o sucessor do Apóstolo Pedro, "o primeiro Papa".

    Em que é que as crenças dos católicos e dos mórmones são diferentes?

    Crenças dos católicos e dos mórmones. Fonte da imagem: Pixabay

    Crenças na vida após a morte

    Mórmones acreditam que, após a morte, os espíritos vão para um estágio em que os bons espíritos são preparados no paraíso espiritual e os maus espíritos são preparados na prisão espiritual. Após a preparação, serão ressuscitados para se reunirem ao corpo. Acreditam também numa segunda oportunidade após a morte.

    Do outro lado, Católicos acreditam que os espíritos vão para o céu ou para o inferno depois da morte Embora acreditem que existe um lugar intermediário chamado purgatório, eles acreditam que ele é reservado para a purificação dos santos em preparação para entrar no céu.

    Trindade

    Os mórmones acreditam na Trindade, mas acreditam que as entidades da Trindade são distintas. Por exemplo, eles acreditam que Deus Pai é diferente do Filho e do Espírito Santo e desempenha funções específicas. Eles acreditam que os três aparecem de forma diferente e que o Novo Testamento demonstrou suas formas distintas. Além disso, eles acreditam que tanto o Pai quanto o Filho têm corpos.

    Por outro lado, os católicos acreditam na Trindade, mas defendem que os três são apenas expressos ou aparecem em três formas para desempenhar funções diferentes Esta crença baseia-se no ensinamento do Antigo Testamento de que Deus é um só. Deuteronómio 6:4 O versículo enfatiza a crença na unicidade e unidade de Deus e forma o entendimento fundamental da fé num Deus único. Por isso, os católicos acreditam que Deus é trinitário e não pode possuir ou ter um corpo físico.

    Semelhanças entre mórmones e católicos

    Semelhanças entre mórmones e católicos. Fonte da imagem: Pixabay

    Católicos e mórmones acreditar em Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador Acreditam também que a sua morte foi para expiar os pecados dos homens e que a salvação é através da fé em Jesus Cristo e que é necessário cumprir a lei e as ordenanças estabelecidas no Novo Testamento.

    Ambos praticam a água batismo e consideram-no um sacramento importante. Embora a prática seja conduzida de forma diferente, eles acreditam que é um importante passo de fé e um mandamento que deve ser cumprido por aqueles que professam a fé em Jesus Cristo.

    Ambos têm grande consideração por Maria, a mãe de Jesus, e acreditam que ela merece ser honrada pelo seu papel No entanto, os católicos parecem tê-la em muito maior consideração do que os mórmones.

    Como é que os católicos vêem os mórmones?

    Muitos católicos reconhecem que os mórmones se identificam como cristãos, respeitam as suas crenças e comprometem-se a seguir Jesus Cristo Reconhecem que os Mórmones têm uma forte fé e devoção às suas crenças religiosas. No entanto, alguns Católicos compreendem a diferença significativa entre as suas doutrinas, particularmente em áreas como a natureza de Deus, o papel das escrituras e a compreensão da salvação. Assim, podem considerar estas disparidades doutrinais como significativas e podem não considerar as crenças dos Mórmones como estando de acordo comensinamentos cristãos tradicionais.

    Alguns católicos também consideram que a estrutura organizacional dos mórmones se afasta da ordem hierárquica original da igreja primitiva. Os católicos acreditam que o papa liderou a igreja primitiva, pelo que os cristãos devem adotar a mesma estrutura organizacional. Por isso, consideram a estrutura organizacional dos mórmones como errada e sem qualquer base histórica relativamente ao cristianismo.

    Posso ser católico e mórmon ao mesmo tempo?

    Tecnicamente, pode identificar-se como católico e mórmon, mas não o pode fazer com base na fé, crenças e práticas. Existe uma diferença doutrinal significativa entre os Mórmones e os Católicos, o que tornaria impossível aderir a ambas as denominações. Por exemplo, seria confuso o que acreditar no que diz respeito à Trindade, tendo em conta que os Católicos acreditam que as três entidades da Trindade são uma, e os Mórmones acreditam que as três entidades são distintas. Além disso, seria um desafiosobre o que acreditar na vida após a morte, porque as duas denominações são significativamente diferentes.

    Além disso, os mórmones consideram que os católicos estão em erro, especialmente no que diz respeito ao papel de Maria, a mãe de Jesus, na atual dispensação. Embora os mórmones honrem Maria, não a consideram uma intercessora que possa apresentar as suas petições a Deus. Devido a estas e muitas outras diferenças, seria impossível ser fiel à doutrina e aos ensinamentos dos dois simultaneamente. Referências