A leitura da Bíblia é crucial para todos os cristãos que desejam crescer na sua caminhada cristã. Mas, ler a Bíblia não é tão simples como ler um livro normal, porque a Bíblia é composta por 66 livros divididos em duas secções - o Antigo e o Novo Testamento. É por isso que é importante ter uma ordem na leitura. Mas qual é a ordem sugerida para ler a Bíblia?

A melhor maneira de ler a Bíblia é ler simultaneamente o Novo e o Velho Testamento. Pode ler o Novo Testamento de manhã e o Velho Testamento à noite. O Novo Testamento começa com os Evangelhos e o Velho Testamento começa com o Génesis.

Este artigo aborda a ordem sugerida para a leitura do novo e do velho testamento, bem como a ordem cronológica de leitura da Bíblia e a razão pela qual não é aconselhável lê-la por ordem aleatória. Este artigo foi escrito para o ajudar a ler a Bíblia de forma eficaz, e ficará a saber qual a melhor ordem para o fazer.

    Qual é a ordem sugerida para a leitura do Antigo Testamento?

    O Antigo Testamento contém 39 livros; a sua disposição não significa necessariamente que os deva ler por essa ordem. A melhor maneira de ler o Antigo Testamento é começar pelo livro do Génesis. O livro do Génesis começa por explicar a origem do homem e a origem da nação de Israel. É fundamental começar por aqui, porque a maior parte dos livros do Antigo Testamento falam da nação de Israel e, sem ler o Génesis, pode perder-se na maior parte das coisas de que falam os outros livros. Recomendo a leitura do livro do Génesis juntamente com o livro dos Salmos. O livro dos Salmosconstituem uma boa pausa em relação à narrativa do Génesis.

    Depois do livro do Génesis, leia o livro do Êxodo, Josué, Juízes, 1.º e 2.º Samuel, 1.º e 2.º Crónicas, e 1.º e 2.º Reis. Estes livros dão continuidade à história da nação de Israel que começou no livro do Génesis. De acordo com o site Bible.org, ler a história da nação de Israel em prosa é emocionante e ajuda-o a compreender o que se está a passar. Por exemplo, lero livro de Josué antes do Êxodo pode confundi-lo, porque é a continuação de uma história que compreenderia melhor se compreendesse o seu início. Ao ler estes livros, recomendo que os combine com a parte restante dos Salmos e que os combine com os Provérbios e o Eclesiastes. Combiná-los com estes livros dá-lhe uma boa pausa.

    Em seguida, pode ler o livro de Ester, Jó, Rute e Neemias. Estes livros apresentam histórias fascinantes e oferecem grandes lições de liderança. O livro de Ester é curto e tem lições variáveis sobre a oração, a humildade e o poder de Deus para defender o seu povo. É uma excelente pausa na longa história da Nação de Israel. O mesmo acontece com o livro de Jó, Neemias e Rute. Pode ler oOs quatro livros, em qualquer ordem, podem ser combinados com o livro dos Cânticos de Salomão, que oferece uma perspetiva interessante sobre o amor e as relações, especialmente se for casado.

    Sugiro que comece por Isaías, depois Jeremias, Daniel e Ezequiel. Estes livros fornecem profecias, especialmente para a nação de Israel, e ajudá-lo-ão a compreender os acontecimentos que tiveram lugar na história da nação de Israel, tal como tinha lido anteriormente. Pode combinar estas profecias com o livro de Lamentações.

    Finalmente, pode ler todos os livros dos profetas menores por qualquer ordem: Jonas, Habacuque, Oseias, Malaquias, Amós, Joel, Obadias, Zacarias, Miqueias, Naum, Sofonias e Ageu.

    Termina com o livro do Deuteronómio, porque se trata das leis que já leste nos outros livros de Moisés.

    Qual é a ordem sugerida para a leitura do Novo Testamento? Ver abaixo

    Qual é a ordem sugerida para a leitura do Novo Testamento?

    O Novo Testamento é, em grande parte, sobre Cristo e o novo crente. Por isso, é fundamental começar pelos Evangelhos para compreender a vida de Cristo. Os Evangelhos são Mateus, Marcos, João e Lucas. De acordo com o site ehope.org., o Evangelho de João oferece uma perspetiva fácil da vida de Cristo e é mais fácil de compreender para um principiante. Pode então optar por ler o livro de Marcos, que é muito mais curto.

    A partir dos Evangelhos, leia o livro dos Actos, que é uma continuação dos Evangelhos, porque começa com a ressurreição de Cristo, o início da Igreja e a difusão do Evangelho. Depois dos Actos, leia as epístolas de 1 João e de Tiago, porque são curtas e fáceis de compreender. Depois leia as outras epístolas, começando por Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios e Filipenses,Colossenses, Tessalonicenses, Timóteo, Tito e Filemon.

    Finalmente, termine com as epístolas mais complexas, que incluem Hebreus, Pedro, 2 e 3 João e Judas. Leia o Apocalipse como último livro porque é complexo e pode precisar de mais tempo (ehope.org).

    Deve ler-se a Bíblia por ordem cronológica?

    Ler a Bíblia por ordem cronológica é fundamental porque ajuda a compreender melhor a história. Embora a Bíblia seja escrita por muitos autores, a maior parte das suas histórias são cronológicas. Por exemplo, faria mais sentido ler o livro dos Actos depois dos Evangelhos, especialmente se for um principiante, porque os dois livros têm uma ligação cronológica. A maior parte das pessoas nos Evangelhos são as mesmas que no livro dos Actos.

    Ler a Bíblia cronologicamente também ajuda a compreender Deus, a personagem principal de todas as histórias. A personalidade de Deus é revelada cronologicamente desde a criação até à chamada de Abraão, à libertação da nação de Israel do Egipto e à vinda e morte de Cristo.

    Consegue ler a Bíblia numa ordem aleatória?

    Não é aconselhável ler a Bíblia por ordem aleatória porque não faria muito sentido, especialmente se for um leitor principiante. O Instituto Bíblico Ethnos360 observa que Deus se revela numa determinada sequência ao longo da Bíblia. Por isso, se está a ler a Bíblia pela primeira vez, é fácil perder muitas coisas se não seguir uma determinada sequência. No entanto, se já leu a Bíblia anteriormente, pode lê-la aleatoriamente, dependendo do tema que quer compreender.

    Em quantos géneros estão classificados os livros da Bíblia?

    Os livros da Bíblia estão divididos em nove géneros principais. Os géneros são discutidos a seguir.

    A lei : o género da lei é constituído por livros escritos por Moisés e inclui o Êxodo, o Levítico e o Deuteronómio. Estes livros tratam da lei de Deus. Neles se encontram as 619 leis dadas à nação de Israel, incluindo os dez mandamentos. As leis explicam como a nação de Israel se devia comportar e como devia adorar a Deus.

    Livros históricos São livros que falam sobre a história da humanidade desde a criação e a história da nação de Israel. Os livros explicam como Deus criou a terra e tudo o que nela existe e como a nação de Israel se originou a partir do chamamento de Abraão. Esses livros incluem Génesis, a primeira parte do êxodo, Números, Josué, Juízes, Rute, Primeiro e Segundo Samuel, Primeiro e Segundo Reis, Primeiro e SegundoCrónicas, Esdras, Neemias, Ester, Jonas e o livro dos Actos. Os livros estão escritos em forma de narrativa e são fascinantes de ler. Contam uma história emocionante sobre a nação de Israel.

    Livros de sabedoria : Estes livros fornecem sabedoria para a vida quotidiana. Contêm todos os aspectos da vida, incluindo a gestão do tempo, a forma de falar, a relação com os outros e com Deus, a tristeza, a alegria e o orgulho, entre outros. Os livros incluem o Eclesiastes, algumas partes dos Salmos e algumas partes dos Provérbios. Ajudam-no a raciocinar e a gerir as suas emoções.

    Livros de poesia consistem em poesias da nação hebraica, escritas por pessoas proeminentes e piedosas. Têm todos os aspectos da poesia moderna e são adequadas à sabedoria. Incluem uma grande parte de Lamentações, Cânticos de Salomão e Salmos.

    Livros de profecias : os livros de profecias falam do passado, do presente e do futuro, prevendo sobretudo o que está para vir. Os livros incluem Malaquias, Zacarias, Ageu, Daniel, Ezequiel, Jeremias, Isaías, Sofonias, Habacuque, Naum, Miqueias, Obadias, Amós, Joel e Oseias. Os livros prevêem o que vai acontecer à nação de Israel e a vinda de Jesus Cristo. O livro de Isaías previu fortemente a vinda dede Cristo e de como Ele devia sofrer e morrer.

    Evangelho : o evangelho é um livro sobre o nascimento, o ministério, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Existem quatro evangelhos: Mateus, Marcos, João e Lucas. Segundo a tua palavra, o evangelho conta a mesma história, mas de forma muito diferente. Cada evangelho tem a sua ênfase e traz uma perspetiva diferente sobre a vida, a morte e a ressurreição de Cristo.

    Epístolas: Existem 21 epístolas, e todas estão no Novo Testamento. As epístolas foram escritas por diferentes autores e para uma congregação específica. Paulo escreveu a maior parte das epístolas. As epístolas incluem João, Pedro, Tiago, Hebreus, Filemom, Tito, Timóteo, Tessalonicenses, Colossenses, Filipenses, Efésios, Gálatas, Coríntios e Romanos. De acordo com o site Telling The Truth, o livro do Apocalipse tem umAs epístolas guiam os crentes nas verdades de Jesus Cristo e abordam várias preocupações da congregação que precisam de ser tratadas.

    Livro apocalítico s: os livros apocalípticos constituem uma forma única de profecia, uma vez que se relacionam com o fim dos tempos ou com o fim do mundo. Fornecem um relato vívido do que acontecerá no fim dos tempos. Os livros são o Apocalipse e Daniel. A maioria das pessoas considera difícil compreender os livros porque a mensagem é transmitida principalmente através de símbolos e imagens. A Igreja Adventista do Sétimo Dia observa que livros comoMateus fala brevemente sobre o fim dos tempos com imagens e simbolismos semelhantes. Por exemplo, Jesus disse Imediatamente após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados Mateus 24:29.

    É importante notar que alguns estudiosos incluem apenas oito géneros porque a poesia e os livros sapienciais são classificados como um único género. Outros classificam a profecia e o género apocalítico como um único género.

    Referências

    3. como ler o Antigo Testamento

    5 livros da Bíblia para ler primeiro

    Benefícios de ler a Bíblia cronologicamente

    Géneros na Bíblia

    Três coisas a ter em conta na leitura do Apocalipse

    O que é que a Bíblia diz sobre escatologia?