O papel da criatividade na longevidade física e mental

Inspirado em um vídeo da bailarina de mais de 100 anos de idade chamada Eileen Kramer, que credita sua longeva carreira à criatividade, decidi rabiscar estas linhas.

Já reparou como as pessoas que fazem atividades físicas regulares e exercitam o intelecto costumam viver bastante (alguns se dedicando mais a um do que a outro ponto)? A atriz Bibi Ferreira, por exemplo, tinha a agenda lotada aos 95 anos de idade. A pianista Eudóxia de Barros, com quem tenho a honra de manter um contato regular, é ativa há mais de cinco décadas, sem pretensões de aposentar (graças a Deus).

E a criatividade ganha aqui um papel preponderante: ela faz a máquina cerebral, que utiliza 80% da energia do corpo, girar. Se a mente vazia é a oficina do diabo, cérebro parado é certamente a oficina da morte.

Em um mundo caótico como o que vivemos hoje, é fundamental mantermos regularmente as melhores práticas para uma vida próspera e longeva: leitura abundante, meditação, artes marciais e atividades estéticas em geral são a minha recomendação, mas há diversas outras.

É isso!

Comendador Davi Valukas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s