Fanariotas – Famílias gregas influentes do Império Otomano

Por GreekBoston.com

Quando pensamos na Grécia, possivelmente ficamos encantados com sua célebre História Antiga ou talvez até intrigados com o que o país tem a oferecer hoje. No entanto, houve um tempo em que a Grécia era controlada pelo Império Otomano.

Durante esse tempo, havia muitos gregos que viviam em Constantinopla, que foi renomeada como Istambul. Muitos desses gregos eram proeminentes e ocupavam cargos de prestígio no governo. A maioria dessas pessoas vivia no distrito de Fanar da cidade e eram chamadas de fanariotas.

Aqui estão mais informações sobre eles:

Influência dos Fanariotas
Algumas pessoas dessas famílias foram capazes de exercer grande influência, bem como obter grande riqueza durante o século XVII. Muitos deles abandonaram suas carreiras tradicionais no comércio para trabalhar na burocracia do Império Otomano. Os fanariotas costumavam trabalhar como dragomans. Estes eram indivíduos que ocupavam o cargo de conselheiros de relações exteriores dentro do império otomano e também de embaixadas estrangeiras.

Negociadores qualificados
A ascendência dos Fanariotas resultou da necessidade do Império Otomano por negociadores educados e habilidosos. Era uma época em que o império queria depender mais dos tratados e menos da força militar. Foram os Fanariotas os responsáveis ​​por muitos tipos de negociações diplomáticas bem-sucedidas vivenciadas pelo Império Otomano.

Governantes dessas famílias
Os fanariotas receberam o título de hospodars. Estes eram governantes (príncipes) dos principados do Danúbio, incluindo a Valáquia, a Moldávia, bem como os estados vassalos contidos no Império Otomano no período de 1711 a 1821, sendo este muitas vezes referido como o período Fanariota.

Igreja Ortodoxa Oriental
A administração da Igreja Ortodoxa Oriental era em grande parte composta por fanariotas. Eles geralmente estavam envolvidos com a seleção de altos dignitários eclesiásticos, como prelados ou bispos, bem como na determinação do patriarca de Constantinopla. Alguns dos nomes das principais famílias fanariotas eram Ypsilantis, Argyropoulos, Mavrokordátos, Cantacuzino e outros.

Guerra da Independência Grega
Durante o domínio otomano até 1821, pensava-se que os membros dos fanariotas representavam a parte mais educada da sociedade grega. Durante o início da Guerra da Independência Grega, os Fanariotas foram capazes de influenciar as decisões tomadas pela Assembleia Nacional Grega. Este era o corpo representativo dos revolucionários gregos. Entre 1821 e 1829, os Fanariotas e a Assembleia Nacional Grega reuniram-se seis vezes.

Algumas das principais famílias fanariotas participaram da luta armada pela independência da Grécia continental e das ilhas gregas no início da guerra de independência grega, mas a maioria destas famílias tinha interesses imobiliários e comerciais significativos na Ásia Menor e finalmente decidiram permanecer leais ao Império Otomano.

Influência Russa
Durante meados do século 18, os fanariotas emularam as instituições Habsburgo e russas. Foi quando foi decidido que a obtenção de um posto de nobreza dependesse da execução do serviço estatal. O tratado de Kuchuk-Kainarji foi assinado em 1774. Isso possibilitou que a Rússia se envolvesse com assuntos ortodoxos orientais no Império Otomano. Eles ofereceram concessões para continuar influenciando os ativos estratégicos e econômicos dos cidadãos gregos.

Os fanariotas são conhecidos por serem patronos da educação, cultura e impressão gregas. Eles criaram instituições de ensino que atraíram estudantes e professores de toda a comunidade ortodoxa. Eles também foram reconhecidos por estarem cientes de todas as tendências intelectuais na Europa. Ainda, são creditados como governantes perspicazes. Eles aboliram a servidão, bem como iniciaram reformas legais e administrativas significativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s