Conheça Ashanti Akyem Hwidiem

Akyem Hwidiem é uma comunidade tradicional dentro do Reino Asante, monarquia subnacional que fica em Gana.

A bisavó do atual Chefe Divisional de Akyem Hwidiem e sua família migraram de Adansi Ayaasi para Ashante Manpong. Depois de muitos dias andando pela floresta, eles chegaram a um lugar que ela chamou de fracos, que em nosso dialeto local é chamado de “magogo”.

Eles então descansaram debaixo de uma árvore, e aquele lugar agora se chama Agogo, uma referência ao termo que ela usava.

Depois de algum tempo, ela subiu os morros daquele lugar, que estava cheio de cana-de-açúcar. Então ela disse “este lugar está cheio de Hwidiem” (junco), e é por isso que a comunidade, que faz parte do antigo Império Ashanti, é chamada de Hwidiem até os dias de hoje.

O primeiro chefe: governança tradicional

O primeiro chefe de Hwidiem foi chamado Yaw Ahunu. Ele foi para a guerra nos velhos tempos e não pôde voltar porque infelizmente perdeu a vida. Por causa disso, seu irmão Amponsah Kwa levou o banco de volta para Hwidiem.

Quando Amponsah Kwa voltou, houve um mal-entendido entre as duas famílias, que se dividiram em duas. Eu sou descendente de Yaw Ahunu, que tem a NefaHene (trono) e o SaamanHene (palácio), do qual sou o ocupante, o Senhor da Guerra. O outro é Amponsah Kwa, que tem o banco Paramount e o banco AnkobeaaHene, mas sem o banco YAW AHUNU o reino é inútil, pois há deuses poderosos por trás dele.

A Ordem Real do Leopardo Dourado

Nana Òkofrobour Asumaning Ababio II é o atual Chefe Divisional de Akyem Hwidiem. Nana é um título que simboliza a chefia de determinada região. Em outro artigo, explicarei melhor como funcionam os títulos dentro da Tradição Akan, que regulamenta as chefias tradicionais em Gana.

O Leopardo é o símbolo do clã familiar de Nana Ababio. Seus antepassados acreditam que um Leopardo os salvou nos tempos antigos, antes da migração, de acordo com as histórias orais contadas na comunidade.

Brasão pessoal de Nana Òkofrobour Asumaning Ababio II

Pelo fato de o Leopardo tê-los salvo, o animal é usado como símbolo. O nome do clã que atualmente chefia Akyem Hwidiem é Biretuo Abusua (Abusuapani é o chefe da família) e eles são o maior clã entre todos os clãs do Reino.

A Royal Order of the Golden Leopard (Ordem Real do Leopardo Dourado) foi fundada em 2021 e é governada da seguinte forma:

  • Nana Òkofrobour Asumaning Ababio II: Abafuohene (título equivalente a Grão-Mestre)
  • Comendador Davi Samuel Valukas Lopes (este que vos escreve): Adontehene (título equivalente a Grão-Chanceler)

A Ordem possui os seguintes graus:

  • Membro
  • Cavaleiro
  • Oficial
  • Comendador
  • Grã-Cruz
  • Grão-Colar (reservado a soberanos)

A Ordem Real do Leopardo Dourado foi criado para propiciar desenvolvimento social, educacional e econômico da comunidade tradicional de Akyem Hwidiem.

Pin com a medalha da Royal Order of the Golden Leopard

Quer saber como colaborar? Clique aqui, preencha o formulário e aguarde meu contato!

Um abraço e até a próxima!

Comendador Davi Valukas

Um comentário sobre “Conheça Ashanti Akyem Hwidiem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s