Opinião | O verdadeiro nome da Praça Tiradentes (RJ) é Praça da Aclamação.

Nesta thread divulgada via Twitter destinei a @mariofrias @andreporci @viclucchesi um pedido, pois já havia prometido a eles que que falaria sobre alguns problemas aqui do Rio, começando pela Estação Leopoldina e entorno, que poderia ser início da retomada cultural, criando um polo gastronômico e de turismo, ligado ao Complexo Histórico de São Cristóvão, o que merece sair do papel o quanto antes.

Como está:

A ligação da hoje Praça Tiradentes com o Campo de Santanna era o Campo da Aclamação do Imperador. Militares de 1889 abafaram todos os lugares caros à história, mudaram o nome do Campo de Santanna e Aclamação para Pça da República e depois Tiradentes.

Como assim, perder esse referencial? Isso precisa ser corrigido.

Palácio Tiradentes, ao lado do Paço Imperial, aonde se proclamou o Fim da Escravidão. A praça que deveria ter o nome de Praça da Liberdade ou Largo da Redenção, ficou como Praça de XV de Novembro, mais uma “desinformação e abafamento” históricos.

Mais uma homenagem a Tiradentes, em um perímetro pequeno, bem como citações à república repetidas, abafando a história dos locais. Esse painel está no fundo do plenário do palácio Pedro Ernesto, de novo o revolucionário Tiradentes. Não tenho nada contra ele, mas chega né?

Do lado oposto da rua, na diagonal, tem esse hotel maravilhoso, caindo aos pedaços, a lona já está saindo. Fica perto da Igreja N Sra da Lampadosa cujo cume aparece do lado direito. Hotel com risco de desabamento.

Outro ângulo, de frente para a Praça, do outro lado, Teatro João Caetano que ficou simplesmente HORROROSO com a modernização, tapando a belíssima frente do Gabinete Real Português de Leitura e a parte de trás da escola Politécnica da UFRJ.

A vista do alto da Praça, detalhe para os Brasões do Império nas 4 faces da estátua, no calçamento português.

Aqui onde esse Sr. de blusão azul está passando (lado oposto da Praça, à esquerda ficava o Portal:

Este portal:

Detalhe da Estátua 1, acho que esse é o Rio Amazonas…

Ou esse? Tem Rio Solimões, Rio Negro, São Francisco e Amazonas.

Ops, Paraná, desculpem, tô ansiosa, tem muita coisa bonita pra mostrar 😀

A estátua é a versão brasileira dessa de Portugal em homenagem a D José. Se tivéssemos preservado (a da foto é muito mais antiga e melhor preservada), teríamos essa coisa linda, com o Portal inclusive.

A Praça é cercada de belos casarios preservados:

Vamos aproximar e falar mais. Casario ao lado da lendária Estudantina, precisa de cuidados.

Desapropriaram a Estudantina, porque aquela TV Canalha que só explorou não se dignou a reformar, vejam o estado do casario, retrato da belle époque da boemia e das danças de salão:

O prédio da sapataria tradicional Tic Tac está muito bem preservado, vejam a diferença. Os prédios ao lado já emendam no antigo palácio do Azevedo (acho que era dele, era um corrupto da marchinha popular, hoje podemos criar uma igual pra Omar e Renan) que é Museu do Artesanato.

Esse hotel maravilhoso fica na Praça perto da Catedral Presbiteriana, é lindo mas pegou fogo em alguns andares recentemente, precisa de cuidados. Atrás tem um casario dos mais antigos do Rio, ficou um “larguinho” preservado, vou colocar mais adiante.

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro LINDO que é uma prévia do que seria essa Praça reformada. A lateral esquerda da foto dá acesso à histórica Rua do Lavradio, dos antiquários e da casa do Marques de Pombal, do Palácio Maçônico histórico e o conjunto da Lapa.

Esse conjunto merece outra thread, aliás tenho muitas threads dessas pra fazer. Linda delegacia da PM que fica do outro lado da rua, na quina do CRAB. Na lateral da Praça tem edifícios mais Art Deco, do tempo do glamour dos Cassinos. O conjunto tem potencial incrível.

Vou trazer em outra thread São Cristóvão, com a Estação da Leopoldina e as possibilidades. Inclusive para resgatar o Palácio Imperial de São Cristóvão para sua verdadeira vocação: mostrar a história do Brasil.

Assim, existe alguma forma da Rouanet ajudar restauradores? Contadores de história não marxistas, pessoas que amem a história do Brasil e tornar a Praça Tiradentes (Aclamação) um verdadeiro museu a céu aberto, com peças, coreto, bandinhas, teatro de marionetes, etc?

Há edifícios modernos que poderiam ser Museu de História Natural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s