Por Nicholas Jensen para The Australian em 3/6/21 às 6h44m
O principal consultor médico da América, Anthony Fauci, foi informado, já em fevereiro de 2020, que Covid-19 exibia características virais incomuns que poderiam ter sido criados em um laboratório, de acordo com e-mails publicados.
Um baú de correspondência privada, obtido pelo The Washington Post e Buzzfeed, revela alguns dos momentos cruciais que levaram à pandemia no início de 2020, quando o Dr. Fauci, o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, buscou informações urgentes sobre a natureza e origens de Covid-19.
O Dr. Fauci, que liderou a resposta dos EUA ao surto, rejeitou anteriormente as alegações de que Covid-19 vazou de um ambiente de laboratório, mas reverteu sua posição em maio, admitindo que “não estava convencido” de que o vírus havia se desenvolvido naturalmente e mais precisava ser feito para investigar suas origens precisas. Em um e-mail de Kristian Andersen, um virologista do Scripps Research Institute na Califórnia, o Dr. Fauci foi informado de que o Dr. Andersen e seus colegas cientistas tiveram que “olhar muito atentamente para todas as sequências para ver se algumas das características (potencialmente) parecem projetadas ”.
O e-mail, datado de 1º de fevereiro de 2020, dizia que Andersen e três outros colegas respeitados descobriram um genoma “inconsistente com as expectativas da teoria da evolução”.
O Dr. Andersen, apesar de seu e-mail, posteriormente escreveu um artigo publicado pela Nature que concluiu que ele não acreditava que “qualquer tipo de cenário baseado em laboratório seja plausível”.
Em outro e-mail daquele mesmo dia, o Dr. Fauci escreveu ao seu vice no NIAID, Hugh Auchincloss, anexando um artigo de pesquisa de 2015 que descreveu a chamada “pesquisa de ganho de função em coronavírus”, que é projetada para torná-los mais mortal e transmissível.
O Dr. Fauci, que negou repetidamente o envolvimento na pesquisa de ganho de função, escreveu: “Hugh, é essencial que falemos esta manhã (…) Leia este artigo (…) você terá tarefas hoje que devem ser realizadas.”
O Dr. Auchincloss respondeu: “O artigo que você me enviou diz que os experimentos foram realizados antes do ganho de pausa de função, mas desde então foram revisados e aprovados pelo (US National Institutes of Health) (…) tentará determinar se temos quaisquer laços distantes com isso trabalho no exterior”.
The Australian relatou na semana passada que o Dr. Fauci havia apoiado anteriormente os experimentos de ganho de função controversos, que alguns virologistas suspeitam que podem ter levado Covid-19 a escapar inadvertidamente de um laboratório de Wuhan.
Em março de 2020, o Dr. Fauci também se correspondeu com o diretor do Centro Chinês de Controle de Doenças, George Gao, depois que Donald Trump culpou a China pelo surto do vírus.
O Dr. Fauci escreveu ao Dr. Gao dizendo que existem “pessoas loucas neste mundo”, acrescentando que ambos “passarão por isso juntos”.
O Dr. Gao também se desculpou com o Dr. Fauci por criticar os EUA por não usarem máscaras, descrevendo isso como um “grande erro”.
“Como eu poderia dizer essa palavra ‘grande erro’ sobre os outros?”, Escreveu o Dr. Gao. “Essa foi a frase do jornalista. Espero que você entenda … Vamos trabalhar juntos para tirar o vírus da terra. ”
O Dr. Fauci respondeu, dizendo “Eu entendo completamente. Sem problemas. Vamos superar isso juntos. ”
Semanas depois, enquanto o Dr. Fauci enfrentava crescentes críticas por sua forma de lidar com a pandemia, o Dr. Gao escreveu para ele novamente. “Eu vi uma notícia (espero que seja falsa) de que você está sendo atacado por algumas pessoas.”