As estatísticas mostram que a taxa geral de mortalidade na Suécia, na verdade, foi maior nas décadas de 1990 e 2000 do que durante a atual pandemia.

Por Amy Mek Via Frontnews e RAIR Foundation – tradução por Renata Araujo

O estatístico oficial sueco Örjan Hemström apareceu recentemente em um documentário de uma hora, transmitido pelo canal de televisão de esquerda sueco SVT. Durante a entrevista, ele revelou que o número total de mortes pela pandemia do Coronavirus é menor do que qualquer outra pandemia nos últimos cem anos. Além do mais, as mortes são ainda mais baixas do que durante alguns períodos em que não havia nenhuma pandemia, escreve o rairfoundation.com .

Apesar das baixas taxas de mortalidade, a Suécia instituiu um bloqueio obrigatório em janeiro pela primeira vez desde o início da pandemia.

A Suécia foi um dos poucos países do mundo que não aplicou as mesmas medidas estritas de saúde pública que no resto da Europa. Em vez disso, o governo sueco confiou principalmente no cumprimento voluntário pela população, seguindo as recomendações oficiais de saúde.

As estatísticas mostram que a taxa total de mortalidade na Suécia nas décadas de 1990 e 2000 era ainda maior do que durante a atual pandemia. Apesar dessas estatísticas animadoras, a Suécia aplicou lockdown no país, logo no início da pandemia do Coronavírus.

Em janeiro, os legisladores suecos aprovaram uma lei de emergência permitindo ao governo de esquerda “introduzir restrições especiais a certas atividades e lugares” – conforme declarado em um comunicado no site do parlamento.

A lei permite que o governo limite o número de pessoas em lojas, empresas e locais públicos, incluindo teatros e piscinas. As autoridades também podem impor multas àqueles que violarem as regras do Coronavirus e ordenar que as empresas fechem por violações.

As medidas enfureceram os cidadãos, pois eles sofreram danos em seus negócios e em suas vidas devido às várias regulamentações impostas por causa do Coronavírus.

Veja o seguinte clipe do documentário SVT com o demógrafo Örjan Hemström. Como mostra o estatístico oficial sueco, o Coronavirus foi a pandemia menos mortal desde 1900. O número de mortes por pandemias como a gripe de Hong Kong e a gripe espanhola é muito maior do que o Coronavirus.

-Quantas mortes além do normal ocorreram durante o ano de 2020, por Coronavirus? Para descobrir, perguntamos ao estatístico Örjan Hemström, da Statistics Sweden, que está pesquisando a mortalidade. Durante este ano de pandemia – quantos mais morreram?

Cerca de 7.000 a mais que nos últimos cinco anos. Oscilando durante o ano.

-Você pode nos mostrar isso?

No início, tivemos menos mortes do que nos anos anteriores. Mas vimos um grande aumento no final de março e tivemos um superávit de mortalidade até junho. Mas de julho a outubro tudo voltou ao normal, quero dizer, tão poucas ou menos mortes do que nos anos anteriores. E então, em novembro e dezembro, vemos novamente que o número de mortes aumentou. Portanto, no total, cerca de 7.000 a mais do que nos últimos anos.

-Mas 2020 historicamente se destaca em termos de mortalidade?

Em seguida, temos que comparar o número de mortes com o tamanho da população para poder comparar melhor os diferentes anos. De 1900 em diante, vemos uma taxa de mortalidade bastante alta que caiu até ver esse grande aumento em 1918, com um grande pico.

-E essa foi a gripe espanhola, a gripe terrível?

Exatamente. A gripe espanhola foi a pior pandemia que tivemos, que ceifou a maioria das vidas desde 1900. Então a taxa de mortalidade caiu para a Segunda Guerra Mundial, onde sobe e desce e depois cai para a gripe asiática.

-Mas mal se consegue ver.

Não foi um grande aumento.

– Isso foi no final dos anos 1950?

Exatamente, no final dos anos 1950. No final dos anos 1960, também tivemos uma grande pandemia – a gripe de Hong Kong. Também não mostra muito.

-Uma pequena ondulação na superfície.

Sim. De 1990 em diante, vemos uma queda clara na taxa de mortalidade, menos mortes per capita. E então, em 2020, veremos um pico.

-Um pequeno crescimento?

Sim, estamos de volta às mortes de 2012.

-Mas se comparar com a gripe espanhola, a taxa de mortalidade de 1918 foi muito maior?

Sim, muito mais mortes em 1918 do que em 2020. Principalmente em relação à população, que era de milhões a menos em 1918.

Portanto, as curvas mostram que o nível de excesso de mortalidade é o mesmo de dez anos atrás e, em uma perspectiva mais ampla, a humanidade enfrentou pandemias piores do que as que enfrentamos agora.

Reportagem e vídeo via rairfoundation.com .

BREAKING: A Suécia admite que as pessoas não morrem em taxas mais altas devido à pandemia


Coronavirus, Suecia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s