Jornalista independente: que tal ter seu perfil seguro?

Este artigo é direcionado principalmente aos jornalistas independentes, comunicadores e blogueiros que querem aumentar o número de seguidores sem sabotagens das redes. Usando o critério de envio de documentação para verificação utilizado em aplicativos, as coisas melhoram.

Sobre a apresentação: tire uma foto profissional, pode ser até de camisa de malha, mas eu prefiro roupa formal, a menos que você não queira mostrar o rosto de jeito nenhum, aí eu sugiro a logo do jornal, mas realmente acho o rosto melhor porque passa “nada a temer” e em vendas, a máxima: “pessoas se relacionam com outras pessoas” é determinante. Imagens de personagens, desenhos, gifs, não passam confiabilidade e ao contrário, transmitem infantilidade. As Big Techs, como os censores, entendem como “fakes” e descredibilizam, além de tirar o alcance.

A escolha da arroba (@): vejo muita gente com nomes bacanas usando pseudônimos. Use seu nome, com o sobrenome que mais gosta, fica honesto, bonito, confiável.

Se tiver site ou linktree, por favor coloque no perfil ou bio, é muito importante para verificação, se tiver coluna em site ou perfil com nome no topo, inclusive, fica muito melhor.

Foi-se o tempo do vaporwave e outros grupos, se tiver registro de jornalista faça constar seu registro (se for independente e não estiver na velha mídia), site, e-mail para envio de denúncias/documentos. Veículo onde escreve e informações de forma concisa.

Caso seja de geração anterior e dos anos 80 e não interagir bem com essa questão de fotografias, peça para os filhos / sobrinhos e tire fotos enquadradas, de frente, ou meio de lado, com braços cruzados, roupa social, com a máquina levemente acima do rosto ou em posição de discurso, tribuna, bancada. Se não tiver isso, apenas fique de frente a uma estante de livros.

Façam marketing pessoal de suas conquistas, coluna, site, isso é muito legal. Agora vou trazer algumas fotos e comentar para dar exemplos ou modelos. Não é questão de beleza, mas de dignidade e apresentação profissional. Se manejarem bem outros idiomas, colocar profile neste idioma é ótimo.

Twitter é rede de jornalistas praticamente, uma ótima chance de interagir. Um dos que mais admiro, do Gazeta do Povo, Di Franco, vejam:

Mestre Augusto Nunes. Destaca as funções e veículos, site.

Juveninho, pode ser o que for mas passa muita credibilidade. Destaca funções e prêmios. Investe numa bela capa.

Yasmin Alencar do BSM. Diva caprichou no cabelo e produção. Roupa chiquíssima mas fácil de copiar e o escovão, basta ir no cabeleireiro.

Fernanda Salles (sou fã) livros, postura, contatos e redes.

Se preferirem, copiem os estilos caríssimos feitos por assessoras de imagem dos jornalistas da velha mídia. Natuza traz seriedade (adoram preto e branco) veiculos e podcasts.

Lindo perfil da Ana Paula Henkel. Símbolo do conservadorismo na capa, títulos e contato.

Fiuza toques de humor, sabe que virou uma marca (muso) livro que escreveu na capa.

Fabiana Barroso destaca o fato de ser comentarista, apresenta foco na formação jurídica. Capa bacana (usando o aplicativo online de design Canva ou amigos do design). Link pro canal.

Muso investigativo James O’Keefe. Fórmula que acho ótima. Veículo, contato, funções, site.

Outro muso conciso, Cristian Derosa. Sou fã, pra mim é o melhor do país. Veículo e título.

E o meu perfil, Renata Araujo. Não tive problemas desde que comecei a postar minhas matérias e evitar posts iguais de engajamento em militância.

Segui todos os passos de verificação no Facebook, para poder comentar notícias políticas, etc. Vale a pena tentar. Tudo que depender de nós para evitar problemas pode e deve ser feito, só temos a ganhar com transparência, profissionalismo e seriedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s