Zapzap 2021: o Telegram brasileiro

A Tribuna entrevista, nesta oportunidade Maykon Silva, brasileiro, morador do estado do Mato Grosso e criador do comunicador instantâneo Zapzap 2021.

Maykon é um jovem de apenas 26 anos, atleta e instrutor de Calistenia (conjunto de exercícios físicos onde se usa apenas o peso do próprio corpo, procurando movimentar grupos musculares de maneira natural, sem utilização de halteres e similares).

Criador do ZapZap 2021, comunicador brasileiro visualmente similar ao Telegram, mas com diferenças que serão conhecidas a seguir, falou com a Tribuna sobre a segurança de seu aplicativo e sobre os tempos em que estamos vivendo. Confira as perguntas e respostas a seguir:

TSC: Como surgiu a ideia de fazer essa rede?

MS: Sempre sonhei em criar meu próprio mensageiro. O Whatsapp nunca foi seguro eu já estava cansado dele, queria algo que pudesse ser maior. Então, por volta de 2015 comecei a estudar o código do Telegram e fiquei encantado. Em 2017 criei meu mensageiro, porém só fui lançá-lo em 2020. O ZapZap é como se fosse o Telegram brasileiro.

TSC: De fato, o código é muito similar ao do Telegram e parece que, quando entra um usuário no Telegram, ocorre a notificação no meu aparelho também, referente ao Zapzap 2021, isso foi proposital?

MS. Não foi proposital, na verdade o ZapZap é um aplicativo que usa a API do Telegram o que podemos chamar de cliente do Telegram, por esse motivo que isso acontece.

TSC: Pela nossa conversa percebi que você possui fortes críticas quanto à personalidade do presidente Jair Messias Bolsonaro; como se define politicamente? De direita ou esquerda?

MS: Nenhum dos dois, sou apenas alguém que usa a cabeça para pensar, mas tenho que  reconhecer que o Brasil pela primeira vez  teve um presidente que é o cara do povo.

TSC: Sofre muitos ataques na tentativa de derrubar a sua rede?

MS: Até o momento nunca sofri, mas estou preparado para o que vier.

TSC: Já teve problemas judiciais com relação a sua rede?

MS: Nunca tive nenhum problema judicial.

TSC: O que as pessoas que migrarem para o Zapzap 2021 podem esperar do serviço?

MS: Podem esperar muita segurança, privacidade, liberdade de expressão sem ser censurado, um mensageiro puro e simples focado em velocidade e segurança.

TSC: Você considera o Zapzap 2021 seguro? Se sim, por quê?

MS: Muito seguro, o ZapZap é um mensageiro de código aberto, qualquer pessoa pode ter acesso ao nosso código fonte e vê que não estamos fazendo nada pelas costas.

TSC: Parler está sofrendo uma série de problemas de censura em relação às Big Techs, isso fala mais acerca delas mesmas do que do dono do Telegram, por exemplo, que vem surgindo como alguém que respeita seus usuários. E o Zapzap 2021, o que pensa sobre as atitudes das BigTechs, em relação ao havido nos E.U.A e na perseguição de conservadores e religiosos cristãos?

MS: É um absurdo enorme, mas infelizmente vemos isso acontecer, no ZapZap deixamos nossos usuários livres, o aplicativo conta com grupos e canais com diferentes temas, como esportes, musicas, religião e etc..

TSC: Como você se previne em linhas gerais, sem entrar em nenhum ponto de vista técnico, para que não tenha essas dificuldades?

MS: Sinceramente não tenho feito nada, mas isso não me preocupa, não tenho medo.

TSC: Quais as vantagens em termos de segurança que o Zapzap 2021 oferece em relação ao WhatsApp e Telegram; bem como funcionalidades?

MS: O ZapZap 2021 conta com chats privados e secretos, que podem ser programados para se auto-destruir nos dois; disponível sem passar pelo servidor. É um aplicativo de código aberto, diferente do Whatsapp. Em relação ao Telegram a segurança é a mesma, visto que o ZapZap é baseado no Telegram. As funções diferentes do Whatsapp são muitas, por exemplo:

*O ZapZap permite você criar grupos com até 200 mil membros, já Whatsapp apenas com 200.

*O ZapZap tem um recurso muito interessante que é a criação de canais dentro do aplicativo, esses canais são para grandes audiências e qualquer pessoa pode criar seu canal, cabe número infinito de inscritos.

* O ZapZap não limita o tamanho de arquivos que você envia como o Whatsapp faz, você pode mandar vídeos, músicas de qualquer tamanho.

* Você pode editar uma mensagem que já foi enviado ou uma imagem.

* Outra coisa bacana é que no ZapZap é possível usar bots para te auxiliar em diversas tarefas, como por exemplo cuidar do seu grupo, jogar, assistir filmes ou ouvir músicas. Se souber programar pode criar bots com diferentes funções.

Comparado com o Telegram tem as mesmas funções e outros recursos que o Telegram não tem, como por exemplo abas separadoras de chat privado, grupos e canais. Outra coisa é que, ao baixar o ZapZap você já tem acesso a vários grupos e canais temáticos, isso não acontece no Telegram.

TSC: Qual a sua posição acerca de censura e banimento de usuários?

MS: Só deve ser banido usuários com práticas ilegais comprovadas, como por exemplo pedofilia, golpes virtuais, tráfico de drogas etc… Fora isso todos são livres para se expressarem.

TSC: Você considera aceitável banir em usuário pelo teor das mensagens dele, quando se referem a nada ilegal, como posições políticas ou religião.

MS: Inaceitável sem dúvidas.

TSC: Quais são seus termos de comunidade? Pode colocar o link aqui?

MS: O termos se encontram aqui: https://bit.ly/3q8yuRi

TSC: Deixe um recado para nossos leitores e para seus apoiadores.

MS: Acredito na mudança sempre e o problema não está no político, não está nos líderes, mas em nós mesmos. Se você está sendo censurado em uma rede social, para que continuar nela, se temos outras opções? Você pode mudar e para o melhor! Não fique parado, dedique-se muito, independe da sua área, ouse mudar, como eu fiz e outros fizeram.

Um comentário sobre “Zapzap 2021: o Telegram brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s